Com chip de IA dedicado, Dimensity 7200 é o 1º processador MediaTek de 4nm para intermediários

A MediaTek apresentou hoje seu novo processador para smartphones intermediários, o Dimensity 7200, que busca trazer recursos de chips mais poderosos e mais caros para mais usuários, com foco no desempenho para jogos, maior duração de bateria e recursos de IA e HDR para câmeras de até 200 MP.

Ele é o primeiro chip para intermediários a ser fabricado no processo de 4nm, para ser mais específico, a litografia N4P da TSMC, a mesma usada no processador flagship da MediaTek, o Dimensity 9200, lançado no fim do ano passado.

Dimensity 7200 é o novo processador para intermediários da MediaTek

Esse chip octa-core conta com núcleos Armv9 de 2a geração, dois Cortex-A715 de 2,8 GHz para desempenho e seis Cortex-A510 para eficiência energética (duração da bateria), além da GPU Mali-G610. Os smartphones equipados com esse processador poderão usar memória RAM LPDDR4 e LPDDR5, além de armazenamento UFS 3.1.

Leia mais aqui no DD:

Em termos de conectividade, o novo processador da MediaTek também está bem servido, com um modem 5G com suporte para dois chips 5G, velocidades de download de até 4,7Gbps (Sub-6GHz) e a tecnologia UltraSave 2.0 da MediaTek, que promete economizar a bateria do smartphone. Ele também conta com Wi-Fi 6E tri-band e Bluetooth 5.3.

Dimensity 7200 usa IA para melhorar capturas da câmera e otimizar games

O chip conta com uma APU (AI Processing Unit) dedicada para realizar tarefas de inteligência artificial, que é bem útil em várias áreas, especialmente nas câmeras e nos recursos para games.

A câmera usa recursos de IA ao capturar imagens com sua ISP HDR de 14-bit, o Imagiq 765, e a MediaTek promete imagens de ótima qualidade mesmo em cenas com pouca iluminação. Além da já citada possibilidade de usar câmeras de até 200 megapixels, ele também vai permitir que os smartphones gravem vídeos 4K com HDR em Full HD, com direito a captura dupla.

Como foi desenvolvido para gamers, o Dimensity 7200 conta com as tecnologias da HyperEngine 5.0 da MediaTek. O chip usa a sombreamento de taxa variável (Variable Rate Shading, ou VRS) para aumentar a duração da bateria mesmo em longas sessões de games.

O Dimensity 7200 também tem suporte a telas com resolução Full HD+ e taxas de atualização de até 144Hz, e é compatível com HDR10+ e Dolby HDR. Ele também usa IA para fazer o upscaling de conteúdo SDR para HDR.

Por enquanto, ainda não foram anunciados smartphones com o novo Dimensity 7200. Como a MediaTek diz que ele chegará ao mercado no primeiro trimestre, em breve saberemos com qual aparelho será lançado.

Já é inscrito no canal do Digital Drops no YouTube? Siga também o DD no Instagram, Twitter e LinkedIn.

Autor: Nick Ellis

Blogueiro de tecnologia e viajante profissional. Geek do Ano 2010!

Compartilhe
/* Track outbound links in Google Analytics */