Qualcomm lança modem Snapdragon X75 com 5G Advanced e recursos de IA

A Qualcomm apresentou seu novo modem 5G, o Snapdragon X75 5G, que usa IA para melhorar seu desempenho e alcance em redes 5G mmWave e Sub-6 GHz. O modem usa um transceptor único para as duas redes, e assim, ocupa 25% menos espaço na placa, além de gastar 20% menos energia

Segundo a Qualcomm, o Snapdragon X75 será lançado em dispositivos comerciais até o segundo semestre desse ano. Assim, é bem provável que ele esteja nos próximos processadores flagships da empresa, como os ainda não anunciados Snapdragon 8+ Gen 2, que chega na metade do ano, e Snapdragon 8 Gen 3, que será lançado no final de 2023.

Além de redes mmWave e Sub-6 GHz, Snapdragon X75 também pode acessar redes via satélite com o Snapdragon Satellite

Esse é o primeiro modem a contar com uma agregação de 10 portadoras do mundo para mmWave. Outro detalhe interessante é que ele tem suporte para o Snapdragon Satellite, e assim dispositivos equipados com ele poderão ser usados para chamadas ou mensagens de emergência.

Novo modem tem suporte ao 5G Advanced e recursos de IA

Modem Snapdragon X75

O novo modem-RF da Qualcomm tem suporte ao 5G Advanced, ou a próxima fase do 5G, como a Qualcomm cita em um post no seu blog. Com uma nova arquitetura e um novo conjunto de software, além de um chip dedicado, o acelerador de tensor de hardware Qualcomm 5G AI Suite Gen 2, ele consegue mais velocidade, maior cobertura, mobilidade e precisão, segundo a Qualcomm.

Com seu acelerador dedicado a inteligência artificial, o novo modem tem um desempenho de IA 2,5x melhor do que o seu antecessor. Além disso, ele conta com o Qualcomm 5G AI Suite Gen 2, e com essa combinação consegue alcançar melhores resultados nos quesitos do parágrafo acima.

Leia também aqui no DD:

Nas palavras de Durga Malladi, senior vice presidente and gerente geral de modems celulares e infraestrutura da Qualcomm Technologies, “o 5G Advanced levará a conectividade a um nível totalmente novo, alimentando a nova realidade do Connected Intelligent Edge”.

Ele completa: “o Snapdragon X75 Modem-RF System com inovações como IA acelerada por hardware e suporte para os próximos recursos 5G Advanced, que desbloqueiam um novo nível de desempenho 5G e uma nova fase nas comunicações celulares”.

Snapdragon X75, audaciosamente indo muito além dos smartphones

Qualcomm lança modem Snapdragon X75 com 5G Advanced e recursos de IA

Além de smartphones, e da já citada compatibilidade com redes via satélite, o Snapdragon X75 pode ser usado para banda larga móvel, para carros, que dependem de uma conexão confiável e robusta, além de do uso em computação e nas indústrias, como redes privadas 5G.

O Snapdragon X75 é compatível com as funções dos releases 17 e 18 do 3GPP (3rd generation partnership project), consórcio que padroniza os protocolos globais de comunicação móvel. O destaque para o Release 18 do 3GPP, apresentado ano passado, com o novo protocolo 5G Advanced. Esse release pode usar recursos de inteligência artificial e machine learning.

Além do 5G Advanced, modem Snapdragon X75 também tem Wi-Fi 7 Tri-Band

O novo modem também tem ótimas melhorias em WiFi, com uma antena Tri-Band Wi-Fi 7 com operação Multi-Link que promete reduzir a latência e oferecer conexões confiáveis e rápidas com compatibilidade com redes mesh.

Saiba mais sobre o novo modem Snapdragon X75 com 5G Advanced no site da Qualcomm.

Qualcomm Fixed Wireless Access Platform Gen 3 com Snapdragon X75

O Snapdragon X75 é a base da Qualcomm Fixed Wireless Access Platform Gen 3, que segundo a empresa, é “a primeira plataforma de acesso sem fio fixo (FWA) 5G Advanced-ready totalmente integrada do mundo com suporte a mmWave, Sub-6 GHz e Wi-Fi 7, incluindo capacidade Ethernet de 10Gb”.

A proposta da Qualcomm é criar uma banda larga sem fio com velocidades multi-gigabit e latência comparável a uma conexão por fibra em “praticamente todos os dispositivos em casa”.

Snapdragon X72 5G também foi apresentado

E o Snapdragon X75 5G não foi o único modem-RF apresentado hoje, já que a Qualcomm também lançou o Snapdragon X72 5G, antena 5G otimizada para aplicativos de banda larga móvel, com velocidades multi-Gigabit de download e upload.

Já é inscrito no canal do Digital Drops no YouTube? Siga também o DD no Instagram, Twitter e LinkedIn.

Autor: Nick Ellis

Blogueiro de tecnologia e viajante profissional. Geek do Ano 2010!

Compartilhe
/* Track outbound links in Google Analytics */