BYD Dolphin Mini é o primeiro carro elétrico montado no Brasil em 4 décadas

BYD Dolphin Mini é o primeiro carro elétrico montado no Brasil em 4 décadas A BYD anunciou que o primeiro carregamento de carros saiu da sua fábrica de Camaçari, Bahia ontem (23/10), duas semanas depois da sua inauguração oficial. Os 75 BYD Dolphin Mini brancos dess serão comercializados pelas concessionárias do grupo Águia Branca, em Brasília.

O primeiro lote com sete carretas, cada uma com cerca de dez carros, saiu do Complexo de Camaçari para uma viagem de cerca de 1.400 quilômetros até o Distrito Federal, que deve durar de três a quatro dias. A empresa diz que vai enviar novos carregamentos dos seus carros montados em Camaçari para outros estados ainda em outubro.  

O fato do Dolphin Mini contar com produção nacional deve aumentar o sucesso do modelo, que já é o carro elétrico mais vendido do Brasil, com 1.913 carros emplacados em junho deste ano. Além disso, a empresa anunciou recentemente que o BYD Dolphin Mini GL de entrada está custando R$ 99 mil, em certas condições. A fábrica na Bahia deve ajudar a manter ou até aumentar a liderança da BYD no mercado brasileiro de carros elétricos, que já chega a impressionantes 80% de participação.

 

Tyler Li, presidente da BYD Auto do Brasil, disse que a empresa está “muito contente em oferecer ao mercado brasileiro este primeiro conjunto de veículos montados em Camaçari.” Nas suas palavras: “fizemos muito em tão pouco tempo para promover a mobilidade elétrica no Brasil e isto é um motivo de enorme satisfação para nós da BYD”.

Gurgel E400, o último carro elétrico produzido no Brasil antes da BYD

Chamado pela BYD de “primeiro carro elétrico” produzido no Brasil, o Dolphin Mini realmente é o primeiro em muitas décadas, mas sempre vale lembrar da história dos carros elétricos no Brasil. O último carro elétrico a ser produzido no Brasil foi o Gurgel E400, ou Gurgel Itaipu E400, um utilitário com motor de 11 cv, autonomia de 80 km e velocidade máxima de 75 km/h, que deixou de ser produzido em 1983.

Antes, a Gurgel apresentou no Salão do Automóvel de 1974 o pequeno Itaipu E150, primeiro carro elétrico desenvolvido no Brasil. Infelizmente este simpático veículo nunca chegou a ser produzido em massa, pois seu protótipo tinha velocidade máxima de 30 km/h, depois ajustada para 60 km/h, mas com uma autonomia de apenas 50 km e uma bateria de 3,2 kW que demorava 10 horas para ser carregada. Quer ficar por dentro de tudo sobre carros elétricos? Conheça o evdrops, meu novo site de carros elétricos.

Autor: Nick Ellis

Com mais 20 anos de experiência em jornalismo de tecnologia, Nick Ellis foi o idealizador, co-fundador e 1º Editor-Chefe do TechTudo, além de CEO e Editor-Chefe do Meio Bit.

Compartilhe
/* Track outbound links in Google Analytics */