Carro conceitual Vision Iconic da Mercedes-Benz une estilo saudosista com tecnologias avançadas
A Mercedes-Benz apresentou o carro conceitual Vision Iconic, um retrofuturista que se destaca pelo seu estilo art déco, criado em homenagem a “era de ouro do design automotivo dos anos 1930”.
Apesar do visual retrô, o Vision Iconic seria equipado com tecnologias avançadas como a autonomia Nível 4 e computação neuromórfica (ou seja, inspirada no cérebro humano), além de uma pintura solar que pode gerar eletricidade para o veículo.
![]()
Na parte frontal, ele tem uma grade bem grande, mas é bom deixar claro que esse elemento está ali só pelo estilo, e não tem nenhuma função prática, afinal estamos falando de um carro elétrico.
No interior, um banco inteiro, sem as divisões dos carros de hoje em dia, com acabamento em veludo azul (gostei da homenagem involuntária ao gênio do cinema, David Lynch). O piso, que também é azul, é feito em marchetaria de palha, uma técnica bem antiga, de alguns séculos atrás.
![]()
A traseira é bem clássica, e também me agrada muito. Eu particularmente acho impossível não olhar para esse carro sem lembrar do Batmóvel ou de uma nave do Flash Gordon.
Segundo a Mercedes-Benz, esse conceito é “mais que apenas um simples automóvel – é uma escultura em movimento, uma homenagem à elegância atemporal e uma declaração para o futuro.”
![]()
Além do Vision Iconic, outra novidade da Mercedes-Benz é o seu assistente de voz com Gemini integrado. A empresa divulgou um vídeo mostrando ele em ação em uma Mercedes CLA, assista clicando aqui.
Leia também aqui no DD outros posts sobre a empresa de carros alemã, como este:
Mercedes SLS em Escala 1:18 Esconde Disco Rígido de 500GB
Saiba mais sobre o Vision Iconic, novo carro conceitual retrofuturista.