Apple lança processadores M3, M3 Pro e M3 Max, todos com 3 nm

Apple lança processadores M3, M3 Pro e M3 Max, todos com 3 nm

A Apple fez hoje um evento noturno, em uma divertida homenagem ao Halloween, para apresentar de uma só vez 3 novos processadores, o M3, o M3 Pro e o M3 Max, todos fabricados no processo de 3 nm, algo inédito para computadores pessoais, ou seja, uma marca de pioneirismo da Apple. Os processadores da linha M3 vão equipar os novos MacBook Pro (M3, M3 Pro e M3 Max) e no novo iMac (M3), que ganhou a primeira atualização desde 2021.

Lançar três chips de uma vez é algo inédito para a Apple, que se orgulha muito da nova arquitetura de GPU dos novos chips, com a tecnologia Dynamic Caching, que além da inclusão de ray tracing e mesh shading que devem tornar os jogos no Mac muito mais realistas, e também divertidos. Segundo Johny Srouji, vice-presidente de Hardware Technologies da Apple: “com a tecnologia de 3-nanômetros, uma arquitetura de GPU de próxima geração, uma CPU de maior desempenho, e uma Neural Engine mais rápida, e suporte a uma memória ainda mais unificada, M3, M3 Pro, e M3 Max são os chips mais avançados já construídos para um computador pessoal.”

M3, M3 Pro e M3 Max: A evolução do Apple silicon

Arquitetura dos processadores M3, M3 Pro e M3 Max

Para mostrar a impressionante evolução do chip M3 em um poucos anos, Apple contou que os novos núcleos de performance do M3 são 30% mais rápidos que os do M1 e 15% mais rápidos que os do M2, enquanto os núcleos de eficiência energética são 50% mais rápidos que os do M1, e 30% mais rápidos que os do M2. Além disso, a Neural Engine é 60% mais veloz que a do M1, algo importantíssimo para Inteligência Artificial, e que pode ser rodada diretamente nos novos processadores, evitando questões de privacidade.

A nova arquitetura de memória unificada dos chips da linha M3 promete alto desempenho e latência baixa, chamado pela Apple de marca do Apple silicon. Os computadores com os novos processadores poderão ter até 24 GB de memória no M3, até 36 GB no M3 Pro, e até impressionantes 128 GB no M3 Max, que devem ser suficientes para trabalhar nas tarefas mais pesadas, mesmo em um notebook.

O processador M3 tem 25 bilhões de transistores (5 bilhões a mais que o M2) e uma GPU de 10 núcleos. Já o M3 Pro tem 37 bilhões de transistores e uma GPU de 18 núcleos, e o M3 Max tem 92 bilhões de transistores e uma GPU de 40 núcleos, que é 50% mais rápida que a do M1 Max, um modelo de 2 anos atrás.

Saiba mais sobre os novos processadores M3, M3 Pro e M3 Max no site da Apple.

Autor: Nick Ellis

Blogueiro de tecnologia e viajante profissional. Geek do Ano 2010!

Compartilhe
/* Track outbound links in Google Analytics */