Robô da Sanctuary separa os talheres, coloca a mesa e tira o pó da casa, veja os vídeos! 

Já imaginou ter um robô que faz todas as suas tarefas domésticas? Essa é a proposta da Sanctuary, criar máquinas que “pensem como seres humanos”, usando uma combinação de IA e robótica para replicar o que nós humanos fazemos muito bem, tarefas gerais do nosso dia a dia.

Assim, os robôs de propósito geral da empresa focam em coisas como arrumar a casa, colocar uma mesa ou tirar a poeira dos móveis, enfim, tudo aquilo que a robô Rose do velho desenho animado Jetsons fazia tão bem.

Robô da Sanctuary pode aprender a fazer tarefas sozinho

Robô da Sanctuary aprende tarefas sozinho

O interessante é que ele pode funcionar de diferentes formas, controlado por pessoas, operado por pessoas com o piloto assistente, ou supervisionado por alguém enquanto ele usa sua plataforma cognitiva para “observar o ambiente, deduzir o que fazer e agir nas tarefas”.

Ao ser controlado remotamente, ele pode fazer tarefas que podem ser prejudiciais a nós humanos, ou simplesmente fazer a diversão em uma festa, mas o modo mais interessante é mesmo o último, no qual tenta “imitar subsistemas do cérebro humano como memória, visão, som e toque.”. 

Robô da Sanctuary

Segundo a Sanctuary, “quando esse software é aplicado em um sistema de propósito geral (a invés de um sistema de propósito único), vão surgir oportunidades para fazer qualquer tarefa humana.” Eles acreditam que resolver questões de segurança de trabalho ou falta de mão de obra é “apenas a ponta do iceberg”. 

Nesse post, o CEO e fundador da empresa, Geordie Rose, explica por qual motivo acredita que seus robôs com propósito geral serão a próxima tendência do mercado.

Confira os vídeos do robô da Sanctuary

Vamos assistir a alguns vídeos desse robô generalista em ação? O primeiro e mais interessante mostra ele preparando uma mesa com todo o cuidado, colocando os talheres (que tinha separado antes) e os pratos. 

E que tal abrir um pote de remédio? Isso é algo bem delicado, mas que o robô da Sanctuary faz com maestria, e toda a gentileza, nesse vídeo postado anteontem pela empresa.

 

Esse outro vídeo postado ontem mostra o robô tirando a poeira de uma mesa com cuidado para não derrubar o monitor. 

 

Além desses vídeos, no canal da empresa existem inúmeros outros de diferentes situações nas quais o robô se sai muito bem.

No vídeo abaixo, da Bloomberg, vemos um encontro mais íntimo com o robô da Sanctuary, confira.

 

Via Microsiervos

Já é inscrito no canal do Digital Drops no YouTube? Siga também o DD no Instagram, Twitter e LinkedIn.

Autor: Nick Ellis

Blogueiro de tecnologia e viajante profissional. Geek do Ano 2010!

Compartilhe
/* Track outbound links in Google Analytics */