Qualcomm mostra Stable Diffusion gerando imagens por IA localmente em celular Android

A Qualcomm conseguiu adaptar o Stable Diffusion para rodar em dispositivos móveis mesmo com seus mais de 1 bilhão de parâmetros, e os méritos são todos do processador Snapdragon 8 Gen 2 e e da solução Qualcomm AI Stack, incluindo o novo AI Studio. A imagem é gerada em menos de 15 segundos (com 20 passos de inferência e uma resolução final de 512 x 512 pixels).

Qualcomm mostra Stable Diffusion criando imagens por IA de forma local em celular Android
O Stable Diffusion é um incrível modelo de inteligência artificial para gerar imagens a partir de frases, que se diferencia dos rivais como DALL-E 2 e Midjourney por ser de código aberto, ou open source. Assim, apesar de ser mais usado na nuvem, ele também pode ser instalado localmente em um computador, desde que ele tenha uma placa gráfica capaz de lidar com a complexidade de gerar essas imagens, é claro.

Leia também aqui no DD:

Como a Qualcomm cita em seu release, o que era considerado impossível alguns anos atrás, agora é possível. A empresa diz que, com o processamento sendo feito no próprio dispositvo, “a IA de borda (edge AI) oferece vários benefícios como confiabilidade, latência, privacidade e uso eficiente da banda de rede, além do custo final.”

A Qualcomm diz que rodar o Stable Diffusion em um smartphone é “apenas o começo”. As otimizações feitas para rodar o modelo de IA em um dispositivo móvel poderão ser adaptadas para rodar em notebooks, headsets XR (realidade expandida) e “virtualmente qualquer outro dispositivo alimentado pelas tecnologias da Qualcomm.”

Clique abaixo para ver o vídeo de demonstração do Stable Diffusion rodando localmente em um smartphone Android.

A Qualcomm vai demonstrar o Stable Diffusion rodando em celulares Android na MWC 2023, que começa na próxima segunda (27) em Barcelona, assim quem for para lá poderá conferir pessoalmente essa solução bem interessante.

Autor: Nick Ellis

Blogueiro de tecnologia e viajante profissional. Geek do Ano 2010!

Compartilhe
/* Track outbound links in Google Analytics */