Microsoft lança versões do Bing e Edge com a IA do ChatGPT

Microsoft lança versões do Bing e Edge com a IA do ChatGPT

A Microsoft conseguiu uma parceira de peso em sua busca para tornar o Bing mais relevante em relação ao Google, assim como o Edge em relação ao Chrome, a OpenAI, empresa de inteligência artificial responsável pelo queridinho do momento no mundo da tecnologia, o ChatGPT.

Em um evento surpresa, um dia depois do anúncio do Bard do rival Google, o CEO da Microsoft anunciou hoje o lançamento de versões com IA do seu buscador e do seu navegador usando um modelo de linguagem “mais poderoso que o ChatGPT” que é “mais preciso e confiável”, citando as palavras da Microsoft.

Assim como o DALL-E 2, o ChatGPT foi criado a partir do algoritmo GPT-3 da OpenAI, e apesar de ter sido lançado há cerca de 3 meses, já conta com mais de 100 milhões de usuários.

No caso do Bing, ele terá uma barra lateral com respostas a pesquisas feitas com a tecnologia do ChatGPT. É claro que, como estamos falando de inteligência artificial, nem sempre as respostas serão verdadeiras, o que pode gerar alguns problemas, mas é uma direção interessante para buscadores. O sistema tem uma forma do usuário avaliar se aquela resposta foi útil ou não, o que pode ajudar a melhorar o modelo de IA.

Além disso, o navegador Edge também ganhou sua própria sidebar com IA do ChatGPT, que pode ser usada para gerar diferentes tipos de conteúdos como e-mails, posts para sites ou redes sociais, ou para comparar relatórios e documentos complexos.

Edge também ganha sidebar com IA do ChatGPT

Sidebar do ChatGPT no Edge

No Edge, são duas funcionalidades básicas feitas com a IA do ChatGPT, conversar ou compor. O detalhe interessante é que o navegador percebe a página na qual você está, e adapta os resultados para ela, como um post para o LinkedIn, por exemplo.

Com o novo Bing, você pode fazer buscas normais, ou perguntas mais específicas, como fazer o itinerário da sua próxima viagem ou pedir para substituir os ovos por algum outro ingrediente em uma receita de bolo, só pra dar dois exemplos citados pela Microsoft.

Em um post no seu blog oficial assinado por Yusuf Mehdi, VP corporativo e chefe de marketing para consumidores, a Microsoft falou mais sobre as novidades, primeiros frutos da parceria com a OpenAI, anunciada no fim de janeiro pelas duas empresas.

No final, aparecem todos os links usados como referência na composição da resposta ou do conteúdo gerado por IA, facilitando um aprofundamento maior por parte do usuário.

Por enquanto os usuários podem se inscrever para testar a nova versão do Bing com IA, assim ainda estou esperando a liberação do acesso para conseguir testar o novo Bing normalmente, mas só pelos exemplos, já dá para ver que a tecnologia é promissora.

Autor: Nick Ellis

Blogueiro de tecnologia e viajante profissional. Geek do Ano 2010!

Compartilhe
/* Track outbound links in Google Analytics */