Google lança Google WiFi no Brasil, confira nossas primeiras impressões

Hoje é o dia de lançamento no Brasil do Google WiFi, um roteador 802.11 ac modular para deixar sua casa totalmente conectada com uma rede Wi-Fi mesh, e o Digital Drops foi um dos escolhidos para receber e testar o aparelho em primeira mão. Confira nossas primeiras impressões sobre o Google WiFi nesse post, mas desde já adianto que o pequeno e simpático Google WiFi faz tudo o que se propõe e ainda tem um visual bem interessante e minimalista.

Kit com três Google WiFi cria rede mesh na sua casa

Kit com três Google WiFi

Com seus três roteadores, o Google WiFi cria uma rede mesh na sua casa, e você fica conectado nela independente do ponto da casa no qual esteja, já que todos os roteadores funcionam como uma mesma rede, sem interrupções. Para isso, o Google WiFi seleciona automaticamente o melhor canal entre 2,4 GHz ou 5GHz. O Google vende eles separadamente, mas o ideal é comprar o kit com 3, e assim, fazer a cobertura de toda o ambiente.

Google WiFi

Segundo o Google, um roteador consegue cobrir uma área de 110 m², mas o ideal é que você tenha pelo menos dois, para realmente usar uma rede mesh. Com os três, a cobertura é de 330 m². Quem precisar cobrir escritórios ou apartamentos realmente grandes, pode configurar até 6 dispositivos Google WiFi na mesma rede (ou dois kits), e usar um deles como roteador e os outros cinco como pontos de acesso.

No Brasil, o Google WiFi chega por R$ 999 cada módulo, ou R$ 1.999 pelo kit com três roteadores.

Versatilidade do Google WiFi

Google WiFi

Google WiFi / Divulgação: Google

Além de aproveitar a internet sem fio em qualquer dispositivo, também é possível conectar um cabo aos roteadores extra. Essa tecnologia, que eu já usava na minha casa com outros dois roteadores de outra marca, é uma verdadeira mão na roda, e no caso do Google WiFi, funciona muito bem, com uma ótima velocidade, mesmo no canto mais distante da casa. Todos os módulos são iguais entre si. São cinco antenas em cada roteador, quatro Wi-Fi 802.11 ac e uma Bluetooth, e ele tem uma velocidade máxima de 1,2 Gbps, além de contar com a tecnologia 2×2 MIMO para transmissão dupla de dados a partir de dispositivos compatíveis.

Na minha casa, por exemplo, a internet funciona perfeitamente na sala, mas não funciona bem no meu quarto, o local no qual eu trabalho, jogo, assisto filmes e séries, e por tudo isso, o ambiente no qual eu mais preciso de uma internet de ótima qualidade. Com a rede mesh como a do Google WiFi, isso é possível, tanto sem fio, para o celular, notebook e tablet, quanto com fio, para o computador desktop que eu uso no trabalho.

Modelo foi atualizado em 2020

Google WiFi

Desde que foi lançado originalmente lá fora muitos anos atrás, ele mantém esse design cilíndrico, com destaque para a grande faixa de luz LED que ocupa toda a lateral do roteador. Em 2020, ele teve uma mudança sutil, a troca do plug de energia de USB-C para um proprietário. Ao virar cada Google WiFi de cabeça para baixo, ficam as portas Ethernet, uma para conectar o modem e a outra para conectar ao computador ou outro dispositivo. No centro, o plug de energia redondo.

Configuração fácil e controle total pelo Google Home

Google WiFi

Controle da rede Google WiFi é feito pelo app Google Home / Divulgação: Google

Além da tecnologia em si, outra das vantagens do Google WiFi é a sua facilidade de configuração e também de uso. A configuração é toda feita pelo app Google Home, e pode ser feita tanto em celulares (ou tablets) Android quanto em iPhones (ou iPads).

Usando o recurso Family Wifi, dá para controlar o acesso da internet na casa por horários pré-definidos, algo muito útil para quem tem filhos que gostam de ficar online até tarde. Pelo app, também é possível criar uma rede para convidados facilmente, sem ter que compartilhar a senha da sua rede principal, fazer testes de velocidade e até pausar ou priorizar o sinal para um aparelho específico, ou mais de um. Assim, a rede não vai ficar travando na hora de assistir a um filme em 4K na TV.

Quarto produto do Google no Brasil

O Google WiFi é o quarto produto do Google no Brasil, seguindo os passos do Chromecast, Nest Mini e do Nest Audio, lançado esse ano por aqui. Lá fora, a empresa também lançou Nest WiFi, que além de roteador, funciona como caixa de som smart. Ainda não temos informações sobre isso, mas se tivesse que apostar, diria que o Google também está planejando lançar o Nest WiFi por aqui em um futuro próximo, mas é muito bom ver que o Google WiFi, roteador mesh mais vendido nos Estados Unidos, chegou oficialmente por aqui. Fica aqui a minha torcida para que o Google lance cada vez mais seus produtos no Brasil.

Autor: Nick Ellis

Blogueiro de tecnologia e viajante profissional. Geek do Ano 2010!

Compartilhe
/* Track outbound links in Google Analytics */