Apple Watch, um smartwatch realmente inteligente

apple_watch_1

Além dos novos iPhones, a outra (ótima) novidade do keynote da Apple ontem foi o iWatch Apple Watch, o primeiro dispositivo wearable da história da Apple, marcando a entrada da empresa neste novo segmento. No seu melhor estilo, a Apple procurou facilitar ao máximo o uso do aparelho, que tem como maior mérito a integração do software com o hardware.

Com dois modelos com telas de 1,5” (38mm) e 1,65” (42mm), o relógio tem uma interface na qual você navega pela digital crown, além de toques e cliques na tela. A tradicional coroa do relógio foi repensada para funcionar de forma parecida com a clássica Click Wheel dos antigos iPods, assim você pode navegar em textos ou dar um zoom em imagens, sem que o seus dedos atrapalhem a visão do que está na pequena tela.

apple_watch_4

A tela Retina do Apple Watch também é capaz de identificar a diferença entre um toque leve e uma pressão, e assim abrir um menu específico para alterar as faces do relógio, por exemplo. A tela é protegida por safira, oferecendo maior resistência. O relógio da Apple vem em três versões, Apple Watch, Apple Watch Edition e Apple Watch Sport, este último com tela com vidro reforçado Ion-X ao invés de safira. A traseira do iWatch, digo, Apple Watch é de cerâmica, e protege o sensor biométrico usando luzes LED e infra-vermelha e fotodiodos para capturar a batida do seu coração.

apple_watch_3

Em termos de software, o relógio conta com o Glances, um app que mostra de forma fácil as informações que você mais acessa no dia a dia, e que podem ser acessados a qualquer momento deslizando o dedo para cima a partir da parte de baixo da tela. As notificações são acessadas deslizando o dedo para baixo a partir do topo, e mostram qual o próximo item da sua agenda, mensagens e como está o trânsito pra voltar pra casa.

A Siri também está presente no Apple Watch, e pode ser acessada levantando o pulso e dizendo “Hey Siri” ou clicando e pressionando a coroa para mostrar a agenda, dar instruções de navegação, escrever mensagens (em inglês, é claro) e muito mais.

O botão embaixo da coroa acessa seus contatos favoritos de forma simples e rápida. O Apple Watch permite que você interaja com seus amigos de formas curiosas, dando uma cutucada, ou enviando desenhos ou rabiscos e emoticons animados. Para a alegria dos mais românticos, ao pressionar os dois dedos na tela, o Apple Watch captura o seu batimento cardíaco e o envia para a sua cara metade.

O case é feito em um alumínio com uma liga que é até 60% mais forte. Apple Watch também conta com acelerômetro e com a ajuda do GPS e Wi-Fi do seu iPhone, mede todos os seus movimentos, ou a falta deles, e te sugere novos hábitos. Por dentro, o Apple Watch tem o processador S1, que une vários sistemas em um módulo compacto. A bateria é recarregada por indução, e é presa por um imã MagSafe, um recurso que os donos de MacBooks conhecem tão bem.

apple_watch_2

O Apple Watch não é à prova d’água, apesar de ser resistente a respingos, assim você pode lavar a mão com ele, mas não pode tomar banho ou mergulhar na piscina. Ainda existem muitas questões a serem respondidas sobre o novo smartwatch da Apple, e a principal delas é a duração da bateria.

Ele usa o GPS e a conexão Wi-Fi do seu iPhone, assim você vai precisar de um iPhone 5, 5c, 5s, 6 ou 6 Plus. Como ele tem caixa de som e microfone integrado, você pode dar uma de Dick Tracy para fazer e receber ligações rápidas diretamente no seu pulso, e se o assunto ficar mais sério, basta transferir a chamada para o iPhone ou para um sistema de som Bluetooth. O relógio da Apple também tem NFC e é compatível com o Apple Pay, o que é uma ótima notícia para os usuários dos iPhones 5, 5c e 5s.

Acho que o Apple Watch é um excelente wearable, que conta com um software que funciona de forma integrada com o hardware, no melhor estilo da Apple. Para mim, o único problema é o preço a partir de US$ 349 (lá fora) e o fato dele só ser lançado no ano que vem.

Saiba mais sobre o Apple Watch.

Assista abaixo a alguns vídeos do smartwatch da Apple.

http://youtu.be/ktujsc4ZUTo

http://youtu.be/gCluaJe3lb4?list=UUE_M8A5yxnLfW0KghEeajjw

http://youtu.be/CPpMeRCG1WQ

Autor: Nick Ellis

Blogueiro de tecnologia e viajante profissional. Geek do Ano 2010!

Compartilhe
/* Track outbound links in Google Analytics */