Ford lança novo caminhão extrapesado no Deserto do Atacama
A Ford apresentou seu novo caminhão Cargo Extrapesado em um local bem apropriado para demonstrar a capacidade e durabilidade do veículo, o Deserto do Atacama. São dois modelos criados para transportes de longas distâncias, o Cargo 2042, com tração 4×2 para puxar até 49 toneladas, e o Cargo 2842, com tração 6×2, com capacidade de até 56 toneladas. Os veículos contam com muita tecnologia como transmissão automática de 12 marchas, controle automático de tração, freio ABS, vidros e travas elétricas e ar-condicionado, com vibração reduzida e isolamento do barulho do motor dentro da cabine. O conforto da cabine pode fazer você se esquecer que está em um caminhão, pois o visual remete a um painel de um carro convencional.
Antes de conhecer o novo caminhão no deserto, passamos um dia em Santiago, com direito a visita a última casa de Pablo Neruda, La Chascona, e a um belíssimo jantar no restaurante Como Água para Chocolate. No dia seguinte pegamos o avião para Calama, e de lá, vans até a cidade de San Pedro de Atacama, coração do deserto localizada a 2.400 metros acima do nível do mar. Paisagens como o Valle de La Luna e o Salar de Atacama transformam a viagem em um dos destinos mais interessantes da América Latina. O hotel Kunza é ao mesmo tempo rústico e high tech, com todo o conforto, incluindo um deck de observação em local sem iluminação, de onde foi possível ver a chuva de meteoros Perseidas com excelentes condições.
Por estar em um local tão pouco iluminado, o Atacama foi escolhido para abrigar o observatório ALMA (Atacama Large Millimeter/submillimeter Array), composto por 66 antenas móveis localizadas no Llano de Chajnantor, a 5 mil metros de altura, em um projeto feito em parceria por Chile, União Européia, Estados Unidos, Canadá e Japão e Taiwan. Por ser o local mais parecido com a superfície de Marte na Terra, o Valle De La Muerte foi escolhido pela NASA para testes com o seu rover.
Voltando aos caminhões, os novos modelos são os primeiros da empresa no segmento de extrapesados, que é o que mais cresce no mercado de caminhões do Brasil. Apesar de não ter sido possível fazer o test-drive pessoalmente, já que não tenho uma carteira E, pude acompanhar todas as informações da velocidade, frenagem, marcha, rotação e consumo de combustível por um aplicativo de telemetria no iPad, e pedi ao motorista para acionar funções como o piloto automático.
O novo Cargo Extrapesado é um caminhão global, pois é montado em São Bernardo do Campo (SP), com design criado em Camaçari (Bahia), freios e resfriamento do motor desenvolvidos na Alemanha e motor FPT de 10,3 litros e 420cv produzido na Argentina. Os testes para a produção do caminhão percorreram 1 milhão de km em 8 países, incluindo testes de freios feitos em condições extremas de temperaturas, como pistas em um lago congelado na Suécia e no deserto da Arábia Saudita. Os preços são bem competitivos para o mercado, com o Cargo 2042 saindo por R$ 260.900 e o Cargo 2842 custando R$ 294.900.