Lançamento do Satélite WorldView-2: Missão Cumprida

worldview-2_lancamento

Ontem foi um grande dia na minha vida, e a suprema realização do sonho pessoal deste fanático por ciência e tecnologia. Tive o imenso privilégio de assistir ao lançamento do foguete Delta II da Boeing com o satélite WorldView-2 da DigitalGlobe, colocado em órbita pela United Launch Alliance. Esta experiência foi uma das coisas mais impressionantes que já vi na minha vida, e mesmo agora, mais de 12 horas depois do lançamento, fico arrepiado ao lembrar da imagem do foguete cortando os céus da Califórnia. Se você me segue no Twitter, com certeza acompanhou tudo ao vivo, mas neste post vou entrar em detalhes sobre tudo o que aconteceu neste dia memorável.

Nós saímos do hotel as 9 da manhã para a Vandenberg Air Force Base para assistir ao lançamento do foguete Delta II da Boeing que levou o WorldView-2 para o espaço. Durante o caminho, muita expectativa e alguma preocupação, já que apareceram várias nuvens no céu. Ao chegar a Base Aérea, passamos um tempo conversando sobre o único assunto possível, o lançamento do WorldView-2. Na hora marcada, as nuvens magicamente se dispersaram, mostrando um céu azul inédito nos lançamentos dos satélites da Digital Globe, porque o lançamento do QuickBird e do WorldView-1 foram feitos em dias nublados.

O lançamento foi feito no Space Launch Complex 2W da lendária Vandenberg Air Force Base. Foi utilizado um foguete Delta 345 na configuração Delta II 7920-10C, com seis motores laterais e três motores que foram acionados em um segundo estágio. Com apenas 33 segundos, o foguete atingiu a velocidade Mach 1, e em pouco mais de 40 segundos ele chegou a pressão dinâmica máxima, ou max-Q. O momento da separação do satélite do foguete aconteceu cerca de uma hora depois do lançamento e foi mostrado em uma animação, arrancando aplausos e gritos de euforia de todos os presentes.

worldview-2_orbita

O WorldView-2 é satélite comercial de captura de imagens mais avançado do mundo, e o terceiro satélite da DigitalGlobe, se juntando ao QuickBird e ao WorldView-1. Ele foi construído pela Ball Aerospace com câmeras da divisão de sistemas espaciais da ITT. Equipado com uma câmera com abertura de 110 cm, o WorldView-2 tem a capacidade de capturar 750.000 km² de imagens de alta resolução por dia, em oito bandas de espectro: preto e branco, vermelho, verde, azul, amarelo, infravermelho próximo, coastal e vermelho próximo.

Também tive o prazer e o privilégio de conhecer e conversar pessoalmente com Jill Smith, CEO da DigitalGlobe, a empresa líder mundial em produtos e serviços de imagens comerciais de alta resolução. Com o lançamento do WorldView-2, a capacidade de coletar imagens da DigitalGlobe aumenta muito, e isto certamente fará com que as ações da empresa subam tanto quanto o Delta II.

A DigitalGlobe organizou um concurso com alunos do distrito escolar do vale de St. Vrain para a criação da marca do evento de lançamento e ofereceu um prêmio ao aluno que escrevesse uma redação dizendo “Como você usaria o WorldView-2 para ajudar o planeta?”. O vencedor foi John Turner, um aluno da oitava série da Sunset Middle School, que teve a chance de acompanhar o lançamento. A sugestão de John foi que a DigitalGlobe use o satélite para monitorar a mancha de lixo do Oceano Pacífico, que tem o dobro do tamanho do estado do Texas, tirando fotos da mancha para medir o seu crescimento, com o objetivo de divulgar e ajudar a contornar o problema.

Acompanhei este lançamento a convite da Nokia, que é uma das patrocinadoras do WorldView-2 (ao lado do Bing, da Microsoft). O investimento é totalmente justificado, porque com as imagens capturadas pelo novo satélite, a Nokia poderá tornar o seu serviço Ovi Maps ainda melhor e mais preciso. As imagens em alta resolução também serão muito úteis para a Navteq, que é uma empresa da Nokia.

Além de mim, também estavam presentes no evento de lançamento José Antônio do blog Nokia BR, Marcelo Julião do TechGuru, Denise Colletta da Revista Galileu, Alfredo Ceballos da Esquire latino americana, Fernando Migrone da Nokia Brasil e Karma Alexander da Nokia Global.

Durante o lançamento os outros satélites da DigitalGlobe (QuickBird e WorldView-1) capturaram imagens do local onde estávamos (Marshallia Ranch Golf) e estas imagens foram mostradas no jantar de encerramento do evento, mostrando toda a capacidade e agilidade da “constelação” de satélites da empresa.

Saiba mais na NASA, United Launch Alliance e DigitalGlobe. Assista ao replay do lançamento do WorldView-2 no site da Boeing.

Eu queria agradecer imensamente a todos da Nokia Brasil pelo convite e pela oportunidade de poder fazer a cobertura deste evento inesquecível. Também agradeço muito a Bruna Gonçalves e a Flávia Wesley por todo o apoio e atenção, tanto no Brasil quanto aqui em Santa Barbara, Califórnia.

Leia também aqui no DD:
Digital Drops no Lançamento do Satélite WorldView-2!
Lançamento do WorldView-2: Navteq e Mission Briefing

Clique abaixo para acompanhar um vídeo que fiz do lançamento feito com o Nokia N97. Peço desculpas pela imagem tremida, mas não consegui tirar os olhos do foguete Delta II.

Autor: Nick Ellis

Blogueiro de tecnologia e viajante profissional. Geek do Ano 2010!

Compartilhe
/* Track outbound links in Google Analytics */