Lançamento do WorldView-2: Navteq e Mission Briefing
Cheguei ontem em Santa Barbara, Califórnia, onde vou acompanhar o lançamento do satélite WorldView-2, que acontece hoje, dia 08 de outubro de 2009 (confira a contagem regressiva no widget na barra lateral). O primeiro dia da viagem foi dedicado a conhecer as pessoas que estão viajando comigo e a um passeio pelo BestBuy, um verdadeiro paraíso para um geek de carteirinha como eu (aguarde post com muitas fotos).
Ontem o dia começou muito bem, e pude conhecer um dos carros usados pela Navteq, uma empresa da Nokia que é líder mundial em mapeamento digital. Praticamente todos as montadoras de automóveis da América do Norte e da Europa usam os mapas da Navteq em nos sistemas de navegação de seus carros. O mapeamento da Navteq começa com imagens de satélite, e informações fornecidas por prefeituras, correios e governos nacionais. Estes dados são depois validados e refinados por um time de campo que confere cada detalhe, dirigindo por todos os locais e fazendo uma anotação precisa de tudo o que encontram pelo caminho. Pode não ser muito simples, mas é muito eficaz.
O trabalho da Navteq nunca está pronto, porque eles estão constantemente mapeando estradas e ruas para descobrir novos pontos de interesse. Tive a oportunidade de acompanhar o trabalho da dupla da Navteq em um carro equipado com um super computador, GPS e seis câmeras de alta resolução que ficam sobre o teto e que registram tudo o que acontece no caminho. O trabalho é completado por anotações em uma tablet e referências dos analistas geográficos. O banco de dados da Navteq é mostrado em uma tela em tempo real para que os analistas possam rever todas as informações. O mapeamento é feito em duplas, que são formadas por pessoas que moram naquelas regiões, assim a precisão do mapeamento é completa, porque estes profissionais conhecem muito bem os locais visitados.
Ao contrário do Google Street View, as imagens da Navteq não são disponibilizadas na Internet, elas servem para criar mapas com maior precisão e riqueza de detalhes. Os mapas da empresa cobrem 78 países ou territórios, e também podem ser acessados de aparelhos como celulares e smartphones. Com o lançamento do WorldView-2, que oferece a mesma velocidade e precisão do WorldView-1, mas em cores ao invés de preto e branco, a Navteq poderá realizar seus mapeamentos de forma ainda mais precisa.
Na parte da tarde tivemos o Mission Briefing do WorldView-2, com apresentações da Boeing, Digital Globe e ITT. Durante a palestra da Boeing, pudemos conhecer mais detalhes sobre o foguete Delta II, que vai colocar o WorldView-2 em órbita. Ele terá impressionantes 9 motores, além do motor principal e do motor secundário.
O WorldView-2 é o terceiro satélite da Digital Globe, depois do Quick Bird (lançado em 2001) e do WorldView-1 (lançado em 2007). Este satélite é um dos mais avançados do mundo, e graças a ele, poderemos ter uma imagem do nosso planeta atualizada a cada ano. Ao contrário do WorldView-1, o WorldView-2 é multi espectral, e pode capturar imagens em oito bandas. Ele pode capturar uma área de 16 km² em apenas 4 segundos.
Vocês já devem estar imaginando como estou ansioso para o lançamento deste satélite, não é? Para acompanhar tudo, fique ligado no meu Twitter e nos vídeos que estou postando no Qik.
Clique aqui para acompanhar o lançamento ao vivo.
Leia também aqui no DD:
Digital Drops no Lançamento do Satélite WorldView-2!