Lançamento do WorldView-2: Navteq e Mission Briefing

Cheguei ontem em Santa Barbara, Califórnia, onde vou acompanhar o lançamento do satélite WorldView-2, que acontece hoje, dia 08 de outubro de 2009 (confira a contagem regressiva no widget na barra lateral). O primeiro dia da viagem foi dedicado a conhecer as pessoas que estão viajando comigo e a um passeio pelo BestBuy, um verdadeiro paraíso para um geek de carteirinha como eu (aguarde post com muitas fotos).

navteq_1

Ontem o dia começou muito bem, e pude conhecer um dos carros usados pela Navteq, uma empresa da Nokia que é líder mundial em mapeamento digital. Praticamente todos as montadoras de automóveis da América do Norte e da Europa usam os mapas da Navteq em nos sistemas de navegação de seus carros. O mapeamento da Navteq começa com imagens de satélite, e informações fornecidas por prefeituras, correios e governos nacionais. Estes dados são depois validados e refinados por um time de campo que confere cada detalhe, dirigindo por todos os locais e fazendo uma anotação precisa de tudo o que encontram pelo caminho. Pode não ser muito simples, mas é muito eficaz.

O trabalho da Navteq nunca está pronto, porque eles estão constantemente mapeando estradas e ruas para descobrir novos pontos de interesse. Tive a oportunidade de acompanhar o trabalho da dupla da Navteq em um carro equipado com um super computador, GPS e seis câmeras de alta resolução que ficam sobre o teto e que registram tudo o que acontece no caminho. O trabalho é completado por anotações em uma tablet e referências dos analistas geográficos. O banco de dados da Navteq é mostrado em uma tela em tempo real para que os analistas possam rever todas as informações. O mapeamento é feito em duplas, que são formadas por pessoas que moram naquelas regiões, assim a precisão do mapeamento é completa, porque estes profissionais conhecem muito bem os locais visitados.

navteq_2

Ao contrário do Google Street View, as imagens da Navteq não são disponibilizadas na Internet, elas servem para criar mapas com maior precisão e riqueza de detalhes. Os mapas da empresa cobrem 78 países ou territórios, e também podem ser acessados de aparelhos como celulares e smartphones. Com o lançamento do WorldView-2, que oferece a mesma velocidade e precisão do WorldView-1, mas em cores ao invés de preto e branco, a Navteq poderá realizar seus mapeamentos de forma ainda mais precisa.

Na parte da tarde tivemos o Mission Briefing do WorldView-2, com apresentações da Boeing, Digital Globe e ITT. Durante a palestra da Boeing, pudemos conhecer mais detalhes sobre o foguete Delta II, que vai colocar o WorldView-2 em órbita. Ele terá impressionantes 9 motores, além do motor principal e do motor secundário.

maquetes_worldview2

O WorldView-2 é o terceiro satélite da Digital Globe, depois do Quick Bird (lançado em 2001) e do WorldView-1 (lançado em 2007). Este satélite é um dos mais avançados do mundo, e graças a ele, poderemos ter uma imagem do nosso planeta atualizada a cada ano. Ao contrário do WorldView-1, o WorldView-2 é multi espectral, e pode capturar imagens em oito bandas. Ele pode capturar uma área de 16 km² em apenas 4 segundos.

Vocês já devem estar imaginando como estou ansioso para o lançamento deste satélite, não é? Para acompanhar tudo, fique ligado no meu Twitter e nos vídeos que estou postando no Qik.

Clique aqui para acompanhar o lançamento ao vivo.

Leia também aqui no DD:
Digital Drops no Lançamento do Satélite WorldView-2!

Autor: Nick Ellis

Blogueiro de tecnologia e viajante profissional. Geek do Ano 2010!

Compartilhe
/* Track outbound links in Google Analytics */