Apple anuncia novo iPhone 5S com leitor biométrico Touch ID

iphone_5s

Conforme previsto, a Apple deu prosseguimento ao seu (lento) ciclo anual de lançamento de smartphones hoje com o iPhone 5S, um upgrade incremental ao iPhone 5 que tem como principal diferencial um leitor biométrico (o que não é novidade desde 2011) com resolução de 500 pontos por polegada que fica integrado no próprio botão home, o Touch ID, além de um novo processador A7 com arquitetura de 64-bit que explica o “S” do nome.

Apesar de não ser nada de tão novo assim, o recurso promete ser uma mão na roda para fazer compras na App Store ou na iTunes de maneira rápida e segura, já que você nunca mais vai precisar a sua senha no iPhone na vida. O sensor é coberto por cristal de safira e tem ao seu redor um aro capacitivo de aço que o ativa na hora que você passa o dedo em qualquer direção. Você pode cadastrar outras impressões digitais no Touch ID, o que é bem prático para quem tem filhos, por exemplo. O objetivo da tecnologia é ser imperceptível, algo que você usa no dia a dia, sem sequer pensar a respeito.

iphone_5s_lado

A câmera frontal do iPhone 5S continua com 8 megapixels, mas ganhou um belo upgrade, com novo sensor 15% maior com abertura de f/2.2 e sensibilidade de luz 33% mais eficiente. O flash True Tone se ajusta automaticamente para tirar a melhor foto de acordo com as condições de luz. O sistema funciona com dois flashes LED, um com intensidade diferente do outro.

O 5S continua com os 7,6 mm de espessura e com os 112 gramas de peso do iPhone 5, o que é um alívio, pois algo mais fino e leve seria até estranho e o design perfeito. No mesmo evento a empresa de Cupertino apresentou o iPhone 5C, um modelo de entrada, pela primeira vez oferecendo dois tipos diferentes desde o lançamento do iPhone original em 2007, mas este é um assunto para outro post.

O novo iPhone tem modelos de 16GB, 32GB e 64GB em preto com detalhes em cinza grafite ou em branco com parte de trás dourada ou prateada, que é o meu favorito, já que não descasca. Espero que o modelo preto, (que continua sendo lindo, assim como o iPhone 5), tenha recebido algum tipo de reforço na tinta para não acabar com o acabamento descascado como acontece com o modelo antigo. Outra solução são os cases coloridos, para quem ficou com inveja das cores do iPhone 5C.

O aparelho será lançado no dia 20 deste mês no mundo civilizado, e deve chegar no Brasil em dezembro custando os dois olhos da cara. Como o aparelho tem suporte a 13 tipos de LTE, podemos ficar tranquilos que o 4G vai funcionar no Brasil. Outra novidade interessante é que o iOS 7 estará disponível para os usuários do iPad, iPad Mini e iPhone 5 no dia 18 de setembro.

Saiba mais na Apple.

Veja outras fotos do iPhone 5S.

iphone_5s_camera

iphone_5s_touch_id

iphone_5s_cases

iphone_5s_dourado

Autor: Nick Ellis

Blogueiro de tecnologia e viajante profissional. Geek do Ano 2010!

Compartilhe
/* Track outbound links in Google Analytics */