Android 4.2, Jelly Bean Aperfeiçoado para os Novos Tempos

Enquanto muitos consideram a Apple parada no tempo com o iOS, o Google vai continuando a sua tarefa de aperfeiçoar o Android, levando a experiência do Jelly Bean para novos patamares com o Android 4.2, apresentado hoje pelo Google junto com o Nexus 4 e o Nexus 10.

Ao contrário da última versão do sistema mobile da concorrente, que tinha como maior novidade a inclusão do suporte nativo ao Twitter e Facebook, o Android 4.2 procura incluir facilidades para o usuário, a começar pelo novo teclado de gestos, que permite que você digite simplesmente deslizando o dedo sobre a tela. Quem já usou o Swype sabe exatamente como isso funciona, a diferença é que este mostra em tempo real qual é a palavra que está sendo detectada, e até mesmo sugere qual deve ser a próxima palavra a ser usada.

A câmera do Android foi totalmente remodelada. Em uma resposta ao Panorama da Apple, agora você pode tirar fotos em 360 graus e depois montá-las em um “photo sphere” com um formato semelhante ao Street View, que pode ser compartilhado com seus amigos ou até publicado no Google Maps.

Com o Android 4.2, você pode fazer o streaming de vídeos sem a necessidade de fios para um set-top box compatível e de lá para sua HDTV, e em breve, em TVs já compatíveis com a tecnologia usada. Outra função muito boa é poder usar vários usuários com controle na lockscreen, assim você pode compartilhar o tablet com outras pessoas sem se preocupar com seus dados e aplicativos.

Algo algo realmente interessante é a tecnologia Daydream mostra os widgets ou aplicativos na própria tela de descanso, um recurso que certamente irei usar muito. Com o Android Beam você pode compartilhar contatos, vídeos, fotos ou links com um simples toque em outro dispositivo com NFC.

O sistema de perfis individuais significa que você pode emprestar seu tablet Nexus 10 para seus pais, irmãos, esposa ou filhos, e cada um vai ter acesso ao seus emails, aplicativos e etc.

Essas são apenas algumas das novidades do Google Android 4.2, o “novo sabor” do Jelly Bean, nas palavras do Google. Veja algumas outras no site do Android.

 

Autor: Nick Ellis

Blogueiro de tecnologia e viajante profissional. Geek do Ano 2010!

Compartilhe
/* Track outbound links in Google Analytics */