Solve for Tomorrow Brasil 2025: conheça os vencedores que usam tecnologia para transformar a educação

BabaçuTech, o grande vencedor do Solve for Tomorrow Brasil 2025

BabaçuTech, o grande vencedor do Solve for Tomorrow Brasil 2025 / Divulgação: Samsung

A Samsung anunciou esta semana os vencedores da 12ª edição do Solve for Tomorrow Brasil, seu programa global de cidadania corporativa que incentiva os estudantes da rede pública a criarem soluções reais usando STEM (Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática).

O evento de premiação aconteceu em São Paulo e foi transmitido ao vivo pelo YouTube da Samsung. A iniciativa da Samsung, no Brasil tem que é coordenada pelo Cenpec (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária) é digna de aplausos, por mostrar o imenso potencial que existe dentro das escolas públicas brasileiras.

BabaçuTech, o grande vencedor do Solve for Tomorrow Brasil 2025

O grande vencedor da noite foi o projeto BabaçuTech, desenvolvido pelo Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) de São Luís (MA).Os estudantes utilizaram um forno de baixo custo, movido por energia solar, para otimizar o processo de secagem do fruto do babaçu, facilitando a retirada da semente.

O objetivo do projeto é ajudar as mulheres, chamadas de quebradeiras de coco de babaçu, a acelarem seu processo de coleta, quebra e processamento do babaçu para criação de produtos como farinha e azeite, entre outros.

Outros vencedores do Solve for Tomorrow 2025

Em segundo lugar, ficou o projeto de efeito de extratos begetais em aedes aegypti, visando uso em estações disseminadoras de larvicidas, desenvolvido pelo Centro de Ensino Dom Veloso de Itumbiara, Goiás.

O terceiro lugar saiu para o projeto Ecoluz Trap, que utuliza tecnologias de baixo-custo para combater vetores de doenças na Amazônia. Este projeto é uma criação da IFPA – Campus Industrial de Marabá
em Marabá, no Pará.

O projeto ArapainaAtivo, da Escola Estadual José Mota (AM), ganhou a menção honrosa pelo seu impacto direto na área de saúde da comunidade.

Além disso, na votação aberta ao público, foram premiados três projetos, o Apollo SPX (Solid Propellant Experiment) da Escola Estadual Cidadã Integral Técnica Jornalista José Itamar da Rocha Cândido de Cuité (PB); Bioconcreto, da IFRN em São Paulo do Potengi (RN); e produção de painéis ecológicos a partir de compósito residual formado pelas cascas da mandioca e de ovos de galinha, criado pelo EEEM Padre Marino Contti de Mãe do Rio (PA).

Conheça os prêmios do Solve for Tomorrow 2025

Os vencedores levaram TVs, tablets, notebooks, smartwatches e fones da Samsung, equipamentos que raramente estão disponíveis em instituições públicas de ensino.

Além da competição em si, o Solve for Tomorrow também é um grande programa de formação, que ofereceu mais de 2500 horas de capacitação entre workshops, mentorias e encontros presenciais. Desde 2014, foram impactados mais de 185 mil alunos, 42 mil professores e 8 mil escolas públicas no Brasil.

Além dos ganhadores, a Samsung está de parabéns por apoiar temas como sustentabilidade, ciência acessível e engenharia criativa que podem fazer a diferença na vida das pessoas e das suas comunidades.

Autor: Nick Ellis

Com mais 20 anos de experiência em jornalismo de tecnologia, Nick Ellis foi o idealizador, co-fundador e 1º Editor-Chefe do TechTudo, além de CEO e Editor-Chefe do Meio Bit.

Compartilhe
/* Track outbound links in Google Analytics */