Robô de entregas do iFood começa a operar em um shopping em Alphaville, SP
Quem frequenta os shoppings Iguatemi em Alphaville e Ribeirão Preto já deve ter visto o robô de entregas do iFood em ação fazendo entregas. Esse simpático robô autônomo, batizado de ADA, faz a retirada dos pedidos nos restaurantes, e os entrega em um hub para serem coletados pelos entregadores.
Assim, ele só faz a primeira etapa do pedido, agilizando o tempo de entrega ao substituir os percursos internos dos entregadores dentro do shopping. O sistema usa recursos de inteligência artificial, sensores e o mapa do shopping, e assim consegue entender o ambiente e o contexto ao seu redor, ou seja, ele é capaz de parar e desviar para não esbarrar em pessoas ou pets no seu caminho.
Ele faz cerca de 35 pedidos por dia, percorrendo no total 10 km, e não foi feito para substituir os entregadores, mas sim para oferecer uma solução para agilizar o trabalho deles. Toda a operação é escalável, já que um único operador pode monitorar até 100 robôs ao mesmo tempo.
Com uma autonomia de 6 km, o robô vai sozinho até a estação de recarga quando a bateria está acabando. Caso aconteça algum problema na entrega, o entregador pode acionar um agente de IA para resolver a questão.
O robô do iFood, ou melhor, a ADA, foi totalmente desenvolvida no Brasil pela Synkar, startup de robótica e IA que começou suas atividades no Centro de Excelência em Inteligência Artificial (CEIA) da UFG. Os testes começaram em 2020, e a estreia foi no Iguatemi Ribeirão Preto em 2023. Agora, ele está sendo testado também no Iguatemi Alphaville, e a tendência é que chegue a muitos outros shoppings no futuro.
Confira outros posts sobre robótica aqui no DD, e visite o AI Drops, nosso novo site 100% dedicado a IA.