Galaxy Z Fold 7, um dobrável com câmera de 200 MP e espessura de smartphone normal
A Samsung lançou ontem no evento Unpacked em Nova York sua nova linha de smartphones dobráveis, dessa vez com três modelos, o Galaxy Z Fold 7, o Galaxy Z Flip 7 e o Galaxy Z Flip 7 SE, um modelo com preço mais acessível.
Nesse post, eu vou falar sobre o Z Fold 7, mas também vou escrever outro falando só sobre os novos Z Flip 7 e Flip 7 SE. Além disso, a Samsung também apresentou novos modelos de seus smartwatches Galaxy Watch 8 e Galaxy Watch 8 Classic, mas também vou falar sobre eles em outro post.
Infelizmente eu não estava em NY essa semana, por isso ainda não pude conhecer os modelos pessoalmente, mas a Samsung convidou o DD para o Unpacked no Brasil na semana que vem, assim vocês podem aguardar o nosso tradicional post de hands-on.
Galaxy Z Fold 7 marca a evolução da linha Fold
Eu sempre gostei da linha Z Fold, mesmo com seu design muito fino, que lembrava um controle remoto, mas dessa vez, a Samsung resolveu essa questão, com um aparelho muito mais fino e com telas maiores, tanto a externa quanto a interna.
Aberto, ele é muito fino, com espessura de apenas 4,2 mm, ou seja, bem mais fino que o Galaxy S25 Edge, com seus 5,8 mm. Mesmo fechado, ele tem 8,9 mm de espessura, algo bem impressionante, já que o Fold 6 tinha 12,1 mm. Só como referência, o Galaxy S25 Ultra tem espessura de 8,2 mm.
Por ser tão fino, a resistência poderia ser uma questão, mas ela é garantida pelo mecanismo de dobra Armor FlexHinge, além da estrutura em Armor Aluminum. Outra grande evolução do Z Fold 7 em relação ao seu antecessor Fold 6 é sua câmera principal de 200 MP com sensor ISOCELL HP2. Ela é acompanhada por uma telefoto de 10 MP e uma ultra-wide de 12 MP com campo de visão de 120˚.
A tela externa é AMOLED LTPO Dinâmico 2X de 6,5 polegadas, que é maior do que a do Z Fold 6 (6,3″) e tem um formato 21:9, ou seja, é bem mais próximo de um smartphone normal. Ela é protegida por vidro Gorilla Glass Victus 2.
Aberto, ele conta com uma tela AMOLED Dinâmico 2X de 8 polegadas, um belo aumento em relação aos 7,6 polegadas do seu antecessor. Tanto a tela interna quanto a externa contam com taxa de atualização variável de 120Hz.
Além disso, vale citar que o Ultra-Thin Glass (UTG) da tela interna tem uma espessura 50% maior, e a polêmica câmera selfie que ficava sob a tela, agora fica em um recorte circular, o que certamente vai aumentar a sua qualidade.
Desempenho do Z Fold 7, que custa US$ 2 mil lá fora
Por dentro, ele conta com o processador Snapdragon 8 Elite for Galaxy da Qualcomm, com 12 ou 16 GB de RAM e versões com 256 e 512 GB, além de uma com 1 TB. A bateria permanece com 4400 mAh, com carregamento de 25W com fio, 15W sem fio ou 4,5W no carregamento reverso.
Com os novos dobráveis, a Samsung lançou sua interface One UI 8 para o Android 16. Além disso, o Z Fold 7 conta com os recursos de inteligência artificial Galaxy AI da Samsung, que foram otimizados para aproveitar sua tela maior.
Ele tem modelos nas cores sombra azul, sombra prata e jetblack,além do modelo verde, exclusivo da loja online da Samsung. Só saberemos o preço no Brasil na semana que vem, mas lá fora, o Z Fold 7 custa a partir de US$ 2000, ou seja, estamos falando de um aparelho bem caro, mas que entrega muita coisa por esse valor.
Clique abaixo para ver o vídeo de lançamento do Z Fold 7.
Saiba mais sobre o novo topo de linha dobrável da Samsung.