Figma é lançado oficialmente no Brasil com equipe local e escritório em SP
O Figma nos convidou para o evento de lançamento da sua versão em espanhol e do seu primeiro escritório na América Latina, após anunciar a localização dos seus produtos para o Brasil em maio. Assim, hoje é o dia da chegada oficial do Figma no Brasil, com direito a uma equipe local, liderada por Débora Mioranzza, Head do Figma para a América Latina.
Apesar das versões localizadas estarem chegando agora, muitos usuários já estão criando seus designs com o Figma na América Latina. Segundo a empresa, em 2024, mais de 10 milhões de arquivos foram criados no Figma no Brasil, México e Argentina. Além disso, mais de 85 mil arquivos são editados todos os dias no Figma por usuários brasileiros.
VP de design do Figma contou quais serão os próximos passos da empresa
O evento começou com uma palestra muito interessante de Noah Levin, VP de Design do Figma, que contou mais detalhes sobre os planos da empresa para o futuro próximo. Ele demonstrou o Code Layers, que permite criar interações ou animações de forma simples, usando camadas personalizadas de código. Por exemplo, usando o Code Layers é fácil transformar qualquer imagem em uma Polaroid, que precisa ser mexida para revelar a foto, tudo isso sem que o designer precise escrever nenhuma linha de código.
Logo após, um painel de clientes da empresa contou com executivos líderes de design do Nubank, Mercado Livre e Itaú, empresas que usam o Figma para o design de suas interfaces e outros produtos. O painel contou com Ellen Kiss, Diretora de Design do Nubank, Fabricio Dore, Chief Desig Officer do Banco Itaú e Aixa Aztarbe, UX Design Expert do Mercado Libre, em um painel moderado por Marianna Piacesi, fundadora do VagasUS e líder do FoF (Friends of Figma).
Durante a coletiva de imprensa, Noah Levin e Débora Mioranzza, falaram mais sobre os rumos da empresa no Brasil e América Latina. A coletiva também teve a participação de Josias Cunha, design manager do iFood, que contou como a empresa está usando o Figma para desenvolver seus projetos.
Pesquisa com os usuários brasileiros do Figma
Também foi divulgada uma pesquisa com 300 profissionais brasileiros líderes em design, engenharia e produto, feita em parceria com a MindMiners. Segundo a pesquisa, 47% desses profissionais que já estão participando ativamente da decisão de produtos em suas empresas, e 80% disseram que a liderança de suas empresas reconhecem o valor que o design oferece para resultados de negócios.
Além disso, 26% dizem que são consultados em algumas decisões, mas que o design entra nos processos com escopos já definidos. Reforçando a importância da localização em português, 31% dos designers ouvidos pela pesquisa disseram que o inglês limita a adoção da ferramenta de design, ou exige um esforço adicional da equipe.
A Head do Figma para LATAM, Débora Mioranzza, conta que a empresa chega na América Latina com “um produto totalmente localizado, para que empresas de toda a região possam criar as melhores experiências digitais para seus públicos.”
Novidades do Figma Config 2025
O Figma também mostrou como está usando a inteligência artificial para ajudar os designers em seus processos. Durante o seu evento Config 2025, que teve edições em Londres e São Francisco, a empresa apresentou alguns produtos bem interessantes.
O Figma Make permite criar protótipos a partir de prompts de texto escritos em linguagem natural. Já o Figma Sites é bem versátil, e com ele, um único designer consegue criar e publicar um site completo, sem precisar sair do app. Outra novidade é o Figma Buzz, desenvolvido para criar recursos visuais em escala, e que conta com IA integrada. E finalmente, o Figma Draw, que tem várias ferramentas para edição vetorial e ilustração no Figma Design.
Saiba mais sobre as novidades no site do Figma no Brasil.
Designers brasileiros e a inteligência artificial
Segundo a empresa feita no Brasil, 90% das empresas já estão usando a IA, mas só 16% contam com uma integração ampla e consistente da tecnologia em seus fluxos. Além disso, 13% disseram que usam a IA de forma estruturada em partes do seu processo de design. Assim, 32% disseram que a IA segue em fase de exploração no seu trabalho, com testes pontuais. Enquanto isso, 27% já estão usando a IA em algumas aplicações, mas sem processos estruturados.
Além disso, 64% disseram que grande parte de suas rotinas ainda é gasta em tarefas repetitivas, e 83% acreditam que a IA aumenta significativamente sua eficiência no trabalho. Esses números mostram o potencial de crescimento da IA no mercado de design do Brasil.
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