Figma é lançado oficialmente no Brasil com equipe local e escritório em SP

Figma chega ao Brasil com equipe local e escritório em São Paulo

O Figma nos convidou para o evento de lançamento da sua versão em espanhol e do seu primeiro escritório na América Latina, após anunciar a localização dos seus produtos para o Brasil em maio. Assim, hoje é o dia da chegada oficial do Figma no Brasil, com direito a uma equipe local, liderada por Débora Mioranzza, Head do Figma para a América Latina. 

Apesar das versões localizadas estarem chegando agora, muitos usuários já estão criando seus designs com o Figma na América Latina. Segundo a empresa, em 2024, mais de 10 milhões de arquivos foram criados no Figma no Brasil, México e Argentina. Além disso, mais de 85 mil arquivos são editados todos os dias no Figma por usuários brasileiros. 

VP de design do Figma contou quais serão os próximos passos da empresa

O evento começou com uma palestra muito interessante de Noah Levin, VP de Design do Figma, que contou mais detalhes sobre os planos da empresa para o futuro próximo. Ele demonstrou o Code Layers, que permite criar interações ou animações de forma simples, usando camadas personalizadas de código. Por exemplo, usando o Code Layers é fácil transformar qualquer imagem em uma Polaroid, que precisa ser mexida para revelar a foto, tudo isso sem que o designer precise escrever nenhuma linha de código. 

Logo após, um painel de clientes da empresa contou com executivos líderes de design do Nubank, Mercado Livre e Itaú, empresas que usam o Figma para o design de suas interfaces e outros produtos. O painel contou com Ellen Kiss, Diretora de Design do Nubank, Fabricio Dore, Chief Desig Officer do Banco Itaú e Aixa Aztarbe, UX Design Expert do Mercado Libre, em um painel moderado por Marianna Piacesi, fundadora do VagasUS e líder do FoF (Friends of Figma). 

Coletiva de imprensa do Figma

Durante a coletiva de imprensa, Noah Levin e Débora Mioranzza, falaram mais sobre os rumos da empresa no Brasil e América Latina. A coletiva também teve a participação de Josias Cunha, design manager do iFood, que contou como a empresa está usando o Figma para desenvolver seus projetos. 

Pesquisa com os usuários brasileiros do Figma 

Débora Mioranzza, head do Figma para América Latina

Também foi divulgada uma pesquisa com 300 profissionais brasileiros líderes em design, engenharia e produto, feita em parceria com a MindMiners. Segundo a pesquisa, 47% desses profissionais que já estão participando ativamente da decisão de produtos em suas empresas, e 80% disseram que a liderança de suas empresas reconhecem o valor que o design oferece para resultados de negócios. 

Além disso, 26% dizem que são consultados em algumas decisões, mas que o design entra nos processos com escopos já definidos. Reforçando a importância da localização em português, 31% dos designers ouvidos pela pesquisa disseram que o inglês limita a adoção da ferramenta de design, ou exige um esforço adicional da equipe.

A Head do Figma para LATAM, Débora Mioranzza, conta que a empresa chega na América Latina com “um produto totalmente localizado, para que empresas de toda a região possam criar as melhores experiências digitais para seus públicos.” 

Novidades do Figma Config 2025

Noah Levin, VP de Design do Figma

O Figma também mostrou como está usando a inteligência artificial para ajudar os designers em seus processos. Durante o seu evento Config 2025, que teve edições em Londres e São Francisco, a empresa apresentou alguns produtos bem interessantes. 

O Figma Make permite criar protótipos a partir de prompts de texto escritos em linguagem natural. Já o Figma Sites é bem versátil, e com ele, um único designer consegue criar e publicar um site completo, sem precisar sair do app. Outra novidade é o Figma Buzz, desenvolvido para criar recursos visuais em escala, e que conta com IA integrada. E finalmente, o Figma Draw, que tem várias ferramentas para edição vetorial e ilustração no Figma Design. 

Saiba mais sobre as novidades no site do Figma no Brasil.

Designers brasileiros e a inteligência artificial

Segundo a empresa feita no Brasil, 90% das empresas já estão usando a IA, mas só 16% contam com uma integração ampla e consistente da tecnologia em seus fluxos. Além disso, 13% disseram que usam a IA de forma estruturada em partes do seu processo de design. Assim, 32% disseram que a IA segue em fase de exploração no seu trabalho, com testes pontuais. Enquanto isso, 27% já estão usando a IA em algumas aplicações, mas sem processos estruturados. 

Além disso, 64% disseram que grande parte de suas rotinas ainda é gasta em tarefas repetitivas, e 83% acreditam que a IA aumenta significativamente sua eficiência no trabalho. Esses números mostram o potencial de crescimento da IA no mercado de design do Brasil.

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Autor: Nick Ellis

Criador do TechTudo, Nick Ellis é jornalista de tecnologia

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