Freedom Stick para Quebrar o Grande Firewall da China
A abertura das Olimpíadas de Pequim 2008 foi impecável, mas não é por isto que vamos nos esquecer que a China é um dos países do mundo que menos respeita a liberdade de expressão. Um dos bloqueios mais absurdos é o chamado “Great Firewall of China”, uma referência a grande muralha da China Imperial, que impede que você acesse alguns sites na Internet, além de deixar no ar uma eterna paranóia quanto a uma suposta monitoração de tudo o que você está fazendo online.
O Freedom Stick é uma solução para este problema. Este pendrive USB vem com um programa que torna seguras as comunicações de qualquer computador, dando uma tranqüilidade maior aos jornalistas que estão cobrindo os Jogos Olímpicos. Criado pela empresa Alemã Chaos Computer Club, o Freedom Stick usa a rede TOR (The Onion Router) para disfarçar suas conexões, roteando o tráfego através do mundo para computadores anônimos, que não são detectados pelo firewall das autoridades Chinesas.
O Freedom Stick só vai ser vendido durante os Jogos Olímpicos, mas você também pode fazer o download dos arquivos e gravar o seu próprio pendrive, e até mesmo acessar a rede TOR via software, em caso de emergência.
Saiba mais sobre a censura a Internet na China. Visite o site oficial das Olimpíadas Beijing 2008.
Via Gadget Lab.