Histórias de dados roubados que você precisa conhecer para se proteger

Histórias de roubos de dados

Ataques cibernéticos são muito frequentes e podem acabar com a sua privacidade ao roubar informações pessoais. Essas ameaças são capazes de prejudicar empresas e usuários ao coletar dados importantes e utilizá-los de forma maliciosa.

Desde o começo da pandemia, as pessoas começaram a passar muito mais tempo dentro de casa e, boa parte desse período, elas estavam conectadas. Com isso, elas passaram a acessar mais sites, aplicativos e links que levaram ao roubo de dados – também conhecido em inglês como phishing. A partir dessas informações, os cibercriminosos conseguem realizar diversos golpes ao se passar pela pessoa ou utilizar os dados para acessar recursos financeiros.

Para ajudar você a se manter protegido contra esses ataques, foram selecionadas algumas histórias de roubo de dados. Dessa forma, você poderá conhecer mais como funcionam os golpes desses cibercriminosos e conseguirá se defender contra eles.

Ataques na pandemia

Nesse momento de isolamento social, os casos de tentativas e roubo de dados aumentaram muito. Segundo um estudo da OLX, empresa de compra e venda online, em parceria com a AllowMe, plataforma de proteção de identidades digitais criada pela Tempest, houve um crescimento de 93% nas tentativas de roubo de contas eletrônicas, entre janeiro e março de 2021. Nesses ataques, os criminosos utilizam o login e a senha dos usuários para acessar e furtar suas contas.

Um dos golpes mais comuns nesta época estava relacionado a links falsos. Eles podiam ser encontrados em sites e plataformas. No geral, os criminosos criavam hyperlinks que se passavam por marcas e empresas famosas, como a Amazon e o Submarino. A partir disso, eles pediam que os clientes entrassem em contato com o suporte e, ao contactar esses setores, esses golpistas roubavam os dados dos usuários.

Outra situação muito comum são mensagens de texto, via WhatsApp ou SMS, que oferecem prêmios e brindes para os internautas. Ao clicar no link disponível na mensagem, o usuário era direcionado para um site capaz de furtar suas informações pessoais.

Uma versão diferente desse ataque é com pesquisas falsas ou métodos para ajudar empresas de pequeno e médio porte, que estavam passando apuros durante a pandemia. E no fim, os internautas eram encaminhados para uma página na Web que permitia com que os criminosos roubassem seus dados.

Durante esse período da pandemia, também ocorreram muitos golpes ligados ao requerimento do auxílio emergencial ou cadastro da vacina. Os criminosos desenvolviam links falsos, que se passavam por instituições governamentais para coletar as informações dos usuários. Com a invenção do Pix, também aconteceram diversas ameaças envolvendo essa nova tecnologia.

Casos de roubos famosos

Infelizmente, não são só ataques pequenos que ocorrem na internet. Muitas empresas grandes já passaram por roubos de dados, que levaram a prejuízos enormes, afetando milhares de contas e usuários com os vazamentos.

Um dos maiores ataques cibernéticos contra uma empresa ocorreu com o Yahoo!. Em 2013, a plataforma foi hackeada e 3 bilhões de contas foram afetadas pelo golpe. De acordo com o grupo, nenhuma senha ou dados bancários foram afetados. Entretanto, o valor da companhia foi reduzido, pela falta de segurança, e ela acabou sendo comprada pela Verizon, empresa de telecomunicações, por um preço muito menor.

Além disso, em 2014, o Yahoo! já havia passado por um ataque. Contudo, a empresa ocultou esse evento e só revelou o golpe em 2016. Nessa ocasião, 500 milhões de contas de usuários foram vazadas. E por não ter omitido essa situação, a plataforma recebeu uma multa de 35 milhões de dólares.

Outra história famosa e mais recente foi a de vazamento de dados dos motoristas brasileiros. Em 2019, após uma falha no sistema do Departamento de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran-RN), as informações de mais de 70 milhões de brasileiros ficaram expostas – principalmente das pessoas que possuíam CNH, já que os sites do Detran são interligados. Nesse caso, os CPFs e outros dados relevantes disponíveis na plataforma foram vazados e, até mesmo, famosos como Neymar Júnior e o presidente Jair Bolsonaro tiveram suas informações divulgadas.

Em 2019, os brasileiros foram alvos de mais um vazamento de dados e, desta vez, por parte de um hacker – conhecido como X4Crow. Nesse caso, um banco de dados com informações de 92 bilhões de brasileiros foi leiloado online, em fóruns clandestinos na dark web. O cibercriminoso dizia contar com registros separados por cidade, com nomes, datas de nascimento, CPFs e, até mesmo, CNPJ de empresas nacionais.

Como se proteger

Mesmo com a implementação da Lei Geral de Proteção de Dados, as pessoas ainda estão suscetíveis a terem suas informações vazadas na internet. Por isso, é essencial seguir algumas dicas de prevenção contra perda e roubo de dados. Dessa forma, os usuários poderão conhecer a fundo os golpes mais famosos e, com isso, saberão quando evitar entrar em links falsos que podem levar a sites de phishing.

Uma ótima forma de se manter protegido contra esses ataques é criar senhas difíceis para as suas contas e modificá-las de tempos em tempos. Também é importante que os usuários não coloquem dados pessoais como nome e data de nascimento na combinação, porque, como foi visto em algumas histórias, esses dados podem acabar sendo vazados.

Outra dica fundamental é utilizar senhas diferentes em cada plataforma. Muitas pessoas repetem suas senhas em diferentes cadastros. E mesmo que sejam combinações difíceis, é importante diversificá-las para, caso um hacker descubra a sua senha, ele não consiga acesso em outros sites.

Para ajudar a criar suas senhas, você pode buscar por plataformas na internet que são ideais para fazer essas combinações. A maior parte delas é resolvida com poucos cliques. Investir em gerenciadores de senhas decentes para usar no Chrome é também ótima pedida. Além disso, várias alternativas são viáveis e simples de implementar, como optar por navegadores reconhecidamente seguros, como o Tor Browser.

Uma dica para as empresas e os usuários que possuem sites ou querem criar um é buscar um local de confiança para desenvolver essa interface. Uma ótima dica é hospedar seus sites na PortoFácil. Assim, os seus dados estarão mais seguros e você não precisará se preocupar com a perda ou roubo das suas informações.

/* Track outbound links in Google Analytics */