1º Encontro de Blogueiros no Rio de Janeiro – Eu Fui!
Como todos sabem, ontem aconteceu o 1º Encontro de Blogueiros, Leitores e Simpatizantes, uma iniciativa louvável do jornalista, blogueiro e consultor Beto Largman. Para mim foi fácil estar presente, pois o Armazém Digital do Shopping Rio Design Leblon fica bem ao lado da minha casa, mas muitos vieram de muito longe para participar do evento, como o Fugita e o Inagaki que vieram lá de São Paulo. É sempre muito bom poder conhecer pessoalmente blogueiros que eu respeito e admiro.
Vou tentar reproduzir abaixo um pouco do que aconteceu ontem, mas se você não tiver paciência de ler tudo, fique tranqüilo, pois o evento foi todo filmado e o Beto Largman promete colocar em breve os vídeos no canal do Feira Moderna no YouTube. No final do post você vai encontrar uma lista de blogs que estavam presentes e de posts sobre o encontro.
O encontro começou com a palavra de Beto Largman, que agradeceu a presença de todos e passou a palavra para o Fabio Seixas do Versão Txt e do Camiseteria, que falou um pouco sobre a força da web 2.0 no Brasil, que tem produtos e serviços lançados até mesmo lá fora.
Depois Carlos Cardoso falou sobre a experiência de ser um problogger, mas tratou logo de desmistificar a posição do blogueiro profissional, explicando que ele continua sendo alguém que vive de escrever, como era no tempo em que escrevia os seus livros, o que mudou foi só a ferramenta.
Fabio Seixas acrescentou que para ser um problogger de sucesso, assim como para fazer sucesso em outros campos, o importante é se dedicar, trabalhar muito, pois nada acontece sem um comprometimento completo com o blog.
Paulo Moussi, coordenador do projeto de blogs do Globo Online, falou sobre a sua dificuldade para dar o pontapé inicial, pois precisou enfrentar uma certa resistência interna. Ele aproveitou para analisar a questão econômica, pois é muito difícil criar 70 colunas em um jornal, mas é bem mais simples criar blogs, que podem fazer muito sucesso e se tornarem formadores de opinião.
Depois foi exibido um VT do Alessandro Barbosa Lima do E-Life, que lançou a questão: Seriam os blogs os novos formadores de opinião? Fabio Seixas respondeu que sim, os blogueiros têm um grande poder na mão, e podem influenciar positivamente ou negativamente. Segundo Fabio, a grande responsabilidade que os blogueiros mais importantes têm é de passar os dados com exatidão. Os blogs são uma mídia de influência e nós temos que usar esta influência no nosso país. Se um blog tem credibilidade, pode ser sim um formador de opinião.
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Não me lembro quem foi que falou do boçal Andrew Keen, que procura desprezar os blogueiros com seu livro “The Cult of the Amateur”, mas ao mesmo tempo mantém um blog para divulgar o seu livro medíocre. Mas vamos adiante, pois não quero mais falar sobre esta pessoa.
Cardoso analisou os rankings existentes como o Technorati e o BlogBlogs, e falou muito bem do novo ranking criado pela Cynara do Mundo Tecno.
Inagaki disse que os rankings servem como parâmetro, mas sem conhecer bem cada blog, fica difícil avaliar. Neste momento, ele soltou esta pérola espetacular: “Os rankings são super valorizados”. Ele falou também sobre como existem blogs sobre todos os assuntos, que nem sempre aparecem nos rankings, mas que tem o seu espaço e o seu valor.
Respondendo a uma pergunta sobre se existiria um estilo de escrever típico de blogs, Inagaki disse que o blog é apenas interface, e tudo depende do seu autor: “Não penso que podemos classificar blog como literatura. Você pode publicar seus textos como se tivesse escrevendo em um papel higiênico ou guardanapo.”
Cardoso acrescentou que, apesar de não chegar a ser um gênero literário, blogar é uma forma de escrever diferente. Quando um blogueiro erra, e precisa atualizar o seu blog, ele tem o recurso de riscar o texto, algo que não tem semelhança como nenhuma outra mídia.
O fundamental é avaliar fatores como visitação e qualidade, e o aspecto qualitativo de um blog é o mais importante. Cardoso disse que visitação não é sinônimo de qualidade, senão bastaria criar blogs que falem especificamente de temas polêmicos ou sexuais para obter sucesso rapidamente. “Blogs são conversações, e o melhor dos meus blogs são os comentários.”
Respondendo a uma pergunta da platéia, Cardoso procurou destacar a força e importância dos blogs empresariais, e como uma empresa consegue passar um lado pessoal, e humanizar uma grande corporação usando o poder dos blogs. Ele citou o sucesso daDoce Shop, a distribuidora de doces que acabou fazendo muito sucesso por causa do seu blog, o Doce Blog. Analisando os blogs que são criados especificamente para o lançamento de novos produtos, Fabio Seixas falou que eles são uma ferramenta perfeita e efetiva para fazer marketing.
Bruno do BR Point falou sobre o papel do blog na formação de opinião, pois as pessoas gostam de saber a opinião das outras pessoas, e o blogueiro que dá a sua opinião está dando a cara a tapa, pois a proximidade com o leitor é fantástica, e é o maior valor de um blog, que não se encontra em um livro ou jornal. Bruno disse uma frase que no meu entender é perfeita: “Prefiro um comentário de um leitor do que um clique no Adsense.”
Falando sobre a credibilidade dos blogs, Cardoso lembrou que o blogueiro responde legalmente pelo que escreve, e muitas vezes, responde até mesmo sobre os comentários feitos pelos leitores. Além disso, o blogueiro tem menos recursos legais, mas o mais importante é não perder a credibilidade com o seu público. Cardoso disse que um blogueiro não é um repórter, e sim o “dono do jornal”, só que ao mesmo tempo ele tem todas as responsabilidades que vem com isso.
Inagaki deu a dica de como os blogs podem ser mais efetivos ferramenta de marketing, montando um media kit, e apostando em um mercado específico, conhecendo o seu público e quem são os seus leitores e deixando bem claro que o seu blog é um veículo de propaganda.
Cardoso respondeu a uma questão sobre o avanço dos meios de comunicação sobre a blogosfera dizendo que existem bem mais blogueiros espontâneos do que pagos, e a grande maioria escreve por prazer, e não para ganhar dinheiro. Na Internet ninguém tira o espaço de ninguém, existe espaço para todo mundo.
O Fugita fez uma pergunta sobre posts pagos, traçando um paralelo com matérias pagas que não são aceitas pelos meios de comunicação tradicionais. Fabio respondeu que o importante é deixar bem claro para o leitor que o post é pago, e Cardoso falou sobre qual é diferença entre um post pago e um informe publicitário, que simula uma matéria, apesar de não ser. Para ele a publicação de um informativo pago é pior do que um post pago, pois a revista ou o jornal se eximem de qualquer responsabilidade. Receber por um post e escrever sua análise, dizendo que é um post pago é, portanto, lícito e ético.
Um jornalista da platéia fez uma pergunta sobre os blogueiros que trabalham em uma área de risco, transmitindo informações de um país em guerra ou sob uma forte repressão, por exemplo. Para Fabio, estes blogueiros são verdadeiros heróis, mas Cardoso brincou que como escreve do Rio de Janeiro, já não acha tanta vantagem.
O Rômulo do Blog do Noel fez uma pergunta interessante sobre as ferramentas para promover seus posts, e aproveitou para perguntar ao Fabio se tem vaga para surfer do WeShow. Fabio garantiu que sim!
Para terminar, Beto agradece a Lia Amâncio, que ajudou a organizar o encontro e a todos os presentes, principalmente os blogueiros que vieram de São Paulo para participar.
Leia outros posts de blogueiros presentes ao encontro:
Feira Moderna
BernaBauer
Fabio Seixas, Versão Txt
Geek Chic
Pensamentos Equivocados
Pô, Meu
Interfaceando
Ação de Vagar
WebPaulo
Outros blogs que estavam no encontro:
Lia Amâncio do Lounge
Go to Heaven
Cris Dias
Rômulo Pontes do Blog do Noel
Desbancando Balzac
Nós por Nós
Pô Aí Bacana
Digital Minds
Carioquíssimo
Milliways Lounge
Além dos blogueiros, também estavam na platéia as presenças ilustres do compositor Jorge Aragão com seu iPhone, Laufer (parceiro de Fausto Fawcett e Fernanda Abreu) e Jack London (fundador da BookNet e dono do Armazém Digital).
A foto que ilustra este post foi retirada do blog do Beto, e eu apareço de costas escrevendo no meu MacBook Pro ao lado do Fugita.
Até o próximo encontro!