Casemods irreverentes
O termo casemod vem de ‘case’ (caixa, compartimento) e ‘mod’ (forma contraída de modificação), ou seja, um compartimento modificado. Qual compartimento? O Gabinete de seu PC!
Hoje nem tanto, mas a cerca de uns 5 anos, era muito comum explorar o casemod por dois motivos: personalização e divertimento. Era muito bacana você procurar alternativas para ‘tunar’ seu computador e deixá-lo com sua cara. Explorar as ferramentas como as micro-retíficas, gambiarras com cola quente, soldas de circuitos eletrônicos, uma verdadeira festa para qualquer geek de plantão. Hoje isso sumiu um pouco pois a maioria dos gabinetes já são vendidos com a maior quantidade de acessórios de performance e visual possíveis, mas até hoje tenho um gabinete que eu mesmo criei, desde pintura, até recortes de tampa, inserção de acrílico e alguns ‘tweaks’ como drives de cd e dvd ocultos.
Porém o casemod continua vivo, hoje saiu no IDGNow uma matéria a respeito dos casemods atuais mostrados na 11ª Campus Party, na Espanha, e como não poderia deixar de ser, os entusiastas dessa arte continuam inovando bastante. Temos desde os clássicos transparentes até o barco ‘Flying Dutchman’ e um castelo medieval!
Deixo aqui algumas fotos no link “continuar lendo” pro pessoal se divertir.
PS: Para os que ficaram curiosos, esse case acima é o meu. 🙂
Fonte: IDGNow
“Fred Banionis é consultor de redes em Ribeirão Preto, SP, e autor do blog chmod007, onde trata sobre a tecnologia em si e a influência da psicologia e política dentro desse campo”.