Neo1973, da OpenMoko: Liberdade Ainda Que Tardia

Como todos os meus leitores já sabem, eu estava querendo comprar um iPhone, mas como não vou poder usá-lo aqui no Brasil tão cedo, resolvi aguardar pelo próximo iPod da Apple, e procurar outro celular para mim. O meu outro celular dos sonhos era o Nokia N95, mas eu pude usar um pouco o do Marcelo e não gostei tanto quanto eu imaginava.
A solução para a minha busca pode ser um celular da OpenMoko, que roda Linux e é inteiramente baseado no conceito de software livre. O primeiro modelo a ser lançado é o Neo1973, um celular com tela touchscreen TFT de 2.8” VGA que pode ser usada com os seus dedos ou com uma stylus e tem conectividade quad-band GSM 2.5 com GPRS além de Bluetooth 2.0. O Neo1973 também tem uma porta USB 1.1, e processador Samsung (System on a Chip) de 266MHz, slot para cartões microSD, chip GPS, 128MB de SDRAM e 64MB de NAND Flash.
Vale a pena destacar que ele não é bem um concorrente ao iPhone, e sim o primeiro celular 100% GPL do mundo. Só que ao contrário do iPhone que é cheio de restrições, o Neo1973 da OpenMoko oferece toda a liberdade do mundo para o seu usuário, e ainda custa a metade do preço, só US$ 300 (lá fora).
Se você preferir, também pode comprar o Neo Advanced Kit que vem dentro de um case ultra cool, e tem tudo que um hacker precisa para mexer nas entranhas do Neo1973. O preço é US$ 450. Compre na loja da OpenMoko.
Visite o site da OpenMoko.
Via BR Linux, EuPodiaTáMatando e Boing Boing.
Confira outra imagem do OpenMoko Neo1973 clicando abaixo.
