Space Foosball é uma mesa de pebolim virtual

Como bom fã de Pebolim (conhecido como Totó pelas bandas do Nordeste), passei boas horas da faculdade de Administração matando aula para disputar campeonatos e apostar uma cervejinha com os amigos. O jogo além de extremamente divertido é baseado numa das paixões nacionais, o Futebol.

Uma equipe da Universidade Ewha Women’s University na Coréia do Sul desenvolveu um sistema que virtualizou o jogo, simulando os movimentos dos jogadores e da bola através de Física:

SpaceFoosball

O jogo utiliza uma CGI chamada Virtual Physics, desenvolvida por Young J. Kim no Laboratório de Computação Gráfica da Universidade. Os controles são os mesmos de uma mesa comum, com as hastes metálicas sendo empurradas e puxadas ou giradas em sentido horário ou anti-horário. No caso dessa mesa de pebolim virtual, o software converte todos os movimentos dos jogadores em informação que é usada para controlar os jogadores virtuais na tela. Cada controle está acoplado a uma série de sensores infra-vermelho (semelhantes aos controles de Arcade) que dizem ao software em que direção deve movimentar os jogadores.

space_foosball_diagram

Apesar da proposta ser bem interessante, pelo que deu pra perceber no vídeo o tempo de resposta ainda é muito lento. O jogo fica devagar, bem diferente do que é uma partida normal numa mesa real. Isso sem falar nos outros detalhes inerentes ao jogo de verdade, como aquela ‘caidinha’ que tem na mesa, fazendo com que a bola fique parada em um ponto onde nenhum jogador a alcança, a velocidade da bola (que às vezes fica até meio quadrada de tão estragada), etc. Em alguns casos, a virtualização ainda precisa evoluir muito para chegar perto do prazer proporcionado pelo jogo de verdade. Vejam um vídeo da concepção e do gameplay do Pebolim Virtual.

Via: TechEBlog e Technabob

Vejam um vídeo da concepção e do gameplay do Space Foosball:

Autor: Marcel Dias

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