Setor de TI tem quase metade das vagas de IA, mostra relatório da Gupy

A Gupy divulgou um relatório que mostra que o setor de tecnologia concentra quase metade das vagas ligadas à IA. Além disso, áreas como operações, administrativo, finanças, inovação e marketing também estão usando a inteligência artificial em seus fluxos de trabalho.

O relatório Panorama da Empregabilidade 2025/2026 foi feito a partir de dados coletados entre julho de 2024 e junho de 2025, e mostra que o setor de tecnologia tem quase metade de todas as novas vagas que citam a IA em suas descrições, com 45,91%.

Isto não chega a ser uma surpresa, já que o setor de TI é responsável pelo desenvolvimento e sustentação da maioria das soluções digitais, como diz a Gupy. Os próximos setores com vagas que citam IA são operações, com 10,86%; administrativo e finanças, com 9,60%; inovação ou produto, com 6,84% e comunicação, design e marketing, com 6,03%.

Segundo a empresa, essas áreas usam a IA para otimizar seus fluxos, acelerar a tomada de decisões e também para personalizar experiências para os seus clientes.

Outras áreas com vagas ligadas à IA segundo o relatório da Gupy

Guilherme Dias, CMO da Gupy, fala sobre o relatório Panorama da Empregabilidade 2025/2026

Guilherme Dias, CMO da Gupy / Divulgação: Gupy

A IA também vem sendo usada nos departamentos comerciais das empresas (5,53%), no atendimento ao cliente (4,74%), na gestão de projetos e processos (4,65%) e em RH (3,84%).
Por falar nos recursos humanos, a tendência é que a IA seja cada vez mais usada nesta área, com o avanço dos agentes de IA, que a própria Gupy oferece na sua plataforma para uso por times de RH.

Áreas mais tradicionais como engenharia, manutenção e serviços técnicos estão usando menos a IA, com 1,90%, mas mesmo sendo um percentual baixo, o número impressiona nestes cargos.
O relatório da Gupy analisou os termos mais citados nos anúncios de vagas que citam a IA, e o líder é o termo “Machine Learning”, que tem 45,82% das menções, e pode ser visto como uma “porta de entrada” para o uso da IA nas empresas.

O termo é seguido de perto por “IA Geral”, com 37,19%, que segundo a Gupy, é comum em áreas como marketing, jurídico, RH e atendimento. Além disto, também foram citados “Deep Learning” (8,96%), “visão computacional” (4,38%), “modelos preditivos” (2,15%) e “sistemas de recomendação” (1,50%), muito usados em serviços de streaming e e-commerce.

Para Guilherme Dias, CMO da Gupy, “essa popularização da IA em outras áreas é fruto da popularização da IA Generativa, uma vez que os profissionais já reconhecem o valor desta tecnologia para deixar o trabalho mais produtivo e estratégico”.

Autor: Nick Ellis

Com mais 20 anos de experiência em jornalismo de tecnologia, Nick Ellis foi o idealizador, co-fundador e 1º Editor-Chefe do TechTudo, além de CEO e Editor-Chefe do Meio Bit.

Compartilhe
/* Track outbound links in Google Analytics */