Pesquisa da Asus mostra importância da IA para o futuro das pequenas e médias empresas

Murilo Tunholi da Asus apresenta a pesquisa O Futuro das PMEs / Foto: Nick Ellis (Digital Drops)
A Asus nos convidou para a apresentação da sua pesquisa global “O Futuro das PME”, que mostra como as pequenas e médias empresas estão usando a IA para se destacarem em um mercado que é cada vez mais competitivo.
Resultados da pesquisa da Asus sobre o impacto da IA nas PMEs
A pesquisa feita pela Asus Business, divisão da Asus focada em notebooks e datacenters para empresas, teve a participação de 3 mil profissionais de mais de 30 países nas Américas, Europa, Oriente Médio, África e Ásia. Do total, 1,4 mil são tomadores de decisão de compras em suas empresas, e 900 são especialistas em TI.
Segundo o estudo, os notebooks prontos para IA são importantes para o crescimento das pequenas e médias empresas. Para 68% das empresas ouvidas, a IA pode aumentar a produtividade e a eficiência.
O primeiro ponto é que o um escritório pode ser em qualquer lugar, desde que você tenha a tecnologia necessária para que ele seja feito, e com um bom notebook, você está levando o seu escritório com você. A adoção de modelos remotos e híbridos vem sendo usada pelas empresas como uma forma de atrair e reter talentos, especialmente entre as gerações mais jovens.
A pesquisa aponta que 64% das empresas estão prontas para adotar a IA e já utilizá-la em seus negócios, e 41% já percebem benefícios tangíveis do uso de ferramentas de IA. Além disso, 55% se sentem otimistas em relação ao potencial da IA, e outros 41% estão usando IA para melhorar sua segurança.
Um número bem expressivo, 73%, já usam ferramentas de IA em reuniões virtuais, seja para transcrição automática, tradução em tempo real ou para cancelamento de ruídos com IA.
A partir dos resultados, a Asus dá algumas dicas para que as PMEs utilizem a IA para alcançarem públicos globais. A empresa sugere habilitar legendas em tempo real com traduções de IA, usar ferramentas de transcrição com IA para documentar em vários idiomas e mostrar QR codes na tela para conexões com parceiros internacionais.
Notebooks resistentes para evitar inatividade por problemas de hardware

Asus ExpertBook B9 / Foto: Nick Ellis (Digital Drops)
Para 48%, a infraestrutura de TI é muito mais necessária hoje do que dez anos atrás, e 25% das empresas passam por “períodos frequentes de inatividade” por conta de falhas de hardware. Além disso, 80% disseram que seus aparelhos já sofreram quedas acidentais, ou tiveram problemas por uso inadequado.
Assim, eles também recomendam optar por notebooks resistentes, com um bom plano de suporte para que as empresas não fiquem sem os seus funcionários por problemas de hardware.

Asus ExpertBook B9 / Foto: Nick Ellis (Digital Drops)
No evento, a Asus mostrou seus notebooks da linha Asus ExpertBook, que contam com padrão militar MIL-STD 810H. Os notebooks exibidos foram o Asus B1 em seus dois tamanhos de tela, e o ultraleve Asus B9 de apenas 990 gramas, além do Asus P5, um Copilot+ PC corporativo.