Ar-condicionado FreshIN 3.0 da TCL usa tecnologia para renovar o ar
A TCL lançou no Brasil o ar-condicionado FreshIN 3.0, que conta com tecnologia de renovação do ar e recursos de inteligência artificial, com modelos de 12.000 e 18.000 BTU/h com ótima eficiência energética.
O aparelho da TCL, que já tinha sido premiado na CES 2025 no começo do ano em Las Vegas, acaba de ganhar o prêmio “AI Energy-saving Technology Gold Award” na IFA 2025 em Berlim.
Sistema de renovação de ar do ar-condicionado da TCL
O FreshIN 3.0 chega ao Brasil com fabricação local, com destaque para o seu sistema de renovação de ar, que funciona em etapas. Primeiro, ele captura o ar externo, que passa por uma filtragem de quatro camadas antes de ser enviado para dentro, mantendo o ar do ambiente mais puro.
Com o sistema, o FreshIN 3.0 consegue renovar o ar de um ambiente com uma vazão de 30 metros cúbicos por hora, mantendo o equilíbrio da umidade interna, ou seja, sem deixar o ambiente totalmente seco. Falando sobre a filtragem, o sistema usa quatro filtros Quadriuri, preliminar, silver ion, HEPA e HD.
Um detalhe interessante é a tela que mostra em tempo real qual a temperatura e a qualidade do ar interno. Para isso, é feito o monitoramento da qualidade do ar em tempo real usando o sensor TVOC.
Além disso, ele pode ser controlado por voz, com um receptor da própria TCL, ou seja, você não está usando a Alexa ou outro assistente, a não ser que você prefira fazer isso.
Esse ar-condicionado também é bem econômico, com seu compressor inverter, e segundo a TCL, chega a 75% de economia de energia em relação a modelos convencionais, ou 37% a outros aparelhos inverter.
Para isso, a TCL usa inteligência artificial, o sistema AI-Eco, que coleta os dados de temperatura em tempo real, e usa a IA para ajustar a frequência de operação do compressor de forma proativa, evitando temperaturas excessivas.
Outro recurso interessante é a função brisa, que evita o jato de ar direto usando 13 lâmias e mais de 1.200 microfuros.
TCL FreshIn 3.0 é fabricado no Brasil
Seu preço foi bem reduzido em relação ao modelo anterior, que era importado, enquanto o FreshIN 3.0 será 100% fabricado no Brasil. A TCL sugere o preço de R$ 2.900 para o modelo de 12.000 BTU.
O FreshIN 3.0 é muito silencioso, com 32 db. Seu sistema de renovação de ar emite apenas 16 db. Vale citar também que o ar-condicionado FreshIN 3.0 tem garantia de 10 anos do compressor, e 2 anos no produto inteiro.
O aparelho foi um dos destaques da TCL na IFA 2025, em Berlim. Saiba mais sobre o novo ar-condicionado no site da TCL.