Nvidia Project Digits, supercomputador para IA para modelos de até 200 bilhões de parâmetros
Em sua palestra na CES 2025, a Nvidia anunciou o lançamento do Project Digits, um supercomputador pessoal voltado para tarefas de IA com 128 GB de memória unificada e até 4 TB de armazenamento NVMe, que permitem que ele lide com modelos de IA de até 200 bilhões de parâmetros. Caso seja necessário, ele pode ser conectado a outro sistema Project Digits usando a rede Nvidia Connectx, para assim dar conta de modelos de até 405 bilhões de parâmetros.
O grande destaque do Project Digits é o superchip GB10, que conta com uma GPU Nvidia Blackwell com núcleos CUDA de última geração e Tensor Cores de quinta geração, conectados por um NVLink-C2C chip-to-chip a CPU Nvidia Grace, com 20 núcleos de eficiência energética com arquitetura Arm.
O processador GB10 Grace Blackwell Superchip do Nvidia Digits tem 1 petaflop de performance para IA, e consegue fazer até 1 quatrilhão de cálculos de IA por segundo, com precisão FP4. Ele foi desenvolvido em parceria pela Nvidia com a MediaTek, que ajudou a otimizar a eficiência energética e o desempenho.
Ao comprar o Digits, que custa US$ 3 mil, os estudantes, pesquisadores e cientistas ganham acesso a biblioteca de software de IA da Nvidia, com kits de desenvolvimento, ferramentas de orquestração e modelos de IA pré-treinados, que prometem facilitar a vida dos usuários, que poderão desenvolver e testar seus modelos de IA de forma local no Digits, e depois fazer a implementação em serviços na nuvem ou em data centers.
Saiba mais sobre o Project Digits no site da Nvidia.
Quer saber mais sobre IA? Conheça o nosso novo site, Foco IA.
Via The Verge