Processador Qualcomm Snapdragon 8 Gen 3 Mobile Platform para smartphones de última geração

Processador Qualcomm Snapdragon 8 Gen 3 Mobile Platform

A Qualcomm anunciou oficialmente no Havaí seu novo processador da família Snapdragon desenvolvido para aumentar a velocidade e a eficiência de smartphones de topo de linha e de última geração.

O processador Snapdragon 8 Gen 3 Mobile Platform (4 nm) promete um desenpenho premium com significante aumento de 30% no poder de processamento com eficiência de energia aprimorada em 20% na CPU Kryo. A GPU Adreno foi atualizada para renderização gráfica 25% mais rápida com gasto de energia 25% menor em comparação com a segunda geração.

O novo chip Snapdragon 8 Gen 3 conta com um novo mecanismo de Inteligência Artificial, que é o primeiro do mundo a oferecer suporte a modelos de IA generativos com até 10 bilhões de parâmetros (no próprio dispositivo). E a nova Unidade de Processamento Neural (NPU) Qualcomm Hexagon é 98% mais rápida, que seu antecessor, com desempenho por watt 40% melhor para tarefas contínuas de IA.

O Snapdragon 8 Gen 3 Mobile Platform vem equipado com um novo processador de sinal de imagem Spectra (ISP) que produz fotos e vídeos aprimorados por IA em tempo real com suporte para Dolby HDR Photo Capture e 240 quadros por segundo em telas de 240 Hz.

Processador Qualcomm Snapdragon 8 Gen 3 Mobile Platform

Além disso, o chip também conta com áudio com o sistema Snapdragon Sound Technology Suite com qualidade de estúdio profissional e uma a tecnologia proprietária Expanded Personal Area Network Technology (XPAN) que promete ser a única solução do mundo para áudio ininterrupto e sem perdas por Wi-Fi, mesmo quando se move de um ambiente para outro com transmissão de música lossless sem perdas de 24 bits e 96kHz via Bluetooth 5.4. E possui uma latência ultrabaixa de 48 ms para games.

O Snapdragon 8 Gen 3 se destaca também na área de videogames com sistema Snapdragon Elite Gaming capaz de uma taxa surpreendente de 240 Hz para experiências ultra suaves e sem atrasos de 240 FPS, além de uma imersão autêntica e iluminação realista com o novo Ray Tracing acelerado por hardware 40% mais veloz e a nova Iluminação Global, alimentada pelo primeiro suporte móvel Snapdragon para o Unreal Engine 5.2.

O novo processador vem com sistema Modem-RF Snapdragon X75, que segundo o fabricante oferece o melhor 5G da categoria, com capacidade de processamento de IA em hardware 2,5 vezes mais eficiente e sistema de conectividade Qualcomm FastConnect 7800 para Wi-Fi 7 com Multi-Link simultâneos de banda alta e Bluetooth..

Veja todos as especificações técnicas no site da Qualcomm Snapdragon. O novo chip deve aparecer muito em breve em celulares Asus, OnePlus, Vivo, Xiaomi entre outros.

Veja outros processadores aqui no Digital Drops.

Via Gizmochina e Qualcomm.

Autor: Dado Ellis

Compartilhe
/* Track outbound links in Google Analytics */