MiniTool Partition Wizard, uma solução completa para lidar com as partições do seu computador

MiniTool Partition Wizard

Nós testamos nas últimas semanas o app MiniTool Partition Wizard, uma ferramenta completa para quem precisa formatar discos rígidos (ou SSDs) que estejam com problemas, além de fazer a conversão de RAW para NTFS, juntando ou movendo partições para liberar espaço na sua instalação do Windows. Com este aplicativo, é possível controlar todos os aspectos relacionados a discos e partições, mesmo para quem não tem muita intimidade com o assunto, o que é o meu caso.

O software de partição tem várias versões, uma gratuita e outras pagas, mas faz muita coisa sem que você precise pagar, inclusive mudar o tamanho de uma partição do seu computador, ou alterar a letra de uma partição, por exemplo. Caso você precise passar o sistema do disco rígido para um SSD, e deixar o seu computador mais rápido, este app pode fazer isso de forma bem simples.

Com o MiniTool Partition Wizard você pode criar, mover, dividir, juntar, ou até esconder partições, dando aos usuários o controle total sobre seus discos rígidos ou SSDs. Também é possível apagar partições, garantindo que estes dados não poderão ser recuperados por nenhum app, preservando a privacidade das suas informações.

MiniTool Partition Wizard

Um detalhe interessante é que ele realiza um diagnóstico completo de todos os discos, mostrando possíveis problemas como diferenças no tamanho dos arquivos ou problemas na leitura dos arquivos e nos tempos de resposta. Dessa forma, você pode ver rapidamente o desempenho de cada disco ou partição e depois consultar relatórios que apontam possíveis soluções para resolver o que for preciso em cada caso.

Caso você tenha perdido uma partição, o MiniTool Partition Wizard te ajuda a encontrar e recuperar os seus dados, facilitando a vida dos usuários. O software de partição de disco grátis também tem funções para recuperação de dados perdidos, o que pode ser bem útil em várias situações. Além disso, outra função bem útil analisa o que está ocupando o espaço do seu disco rígido, SSD ou até um pen drive conectado na USB do computador, assim você pode apagar o que for preciso, acelerando o desempenho.

MiniTool Partition Wizard

É possível converter uma partição FAT para NTFS, para que você possa usar mais de 4 GB, assim como fazer o caminho oposto, convertendo partições NTFS para FAT. Caso você encontre algum erro crítico nas partições, pode fazer um teste mais completo, analisando a superfície e mostrando os erros de leitura ou escrita de dados.

Outro ponto interessante e bem útil é o suporte disponível por 24 dias, 7 dias por semana, assim se você tiver qualquer dúvida, pode resolver na hora, com o apoio de uma pessoa preparada para lidar com cada detalhe do app.

MiniTool Partition Wizard

A última versão do MiniTool Partition Wizard tem uma interface reformulada, o que facilita a tarefa de recuperação de dados. Existem ícones para as principais funções, assim a curva de aprendizado para começar a usar o Partition Wizard é bem rápida. Se você está procurando uma solução única para todas as questões envolvendo discos rígidos ou partições, este app é muito recomendável. 

Saiba mais sobre o app no site da MiniTool. 

/* Track outbound links in Google Analytics */