Sphere: nova atração de Las Vegas tem telão esférico e será inaugurada com shows do U2

Las Vegas Sphere

A inauguração da Sphere, nova casa de espetáculos de Las Vegas, Nevada, está próxima, e as empresas MSG e Sphere Entertainment começaram a testar o telão externo, que ocupa a totalidade da esfera de 157 por 111 metros que dá nome ao local. Quando estive em Las Vegas na CES 2023 em janeiro, já fiquei bem impressionado com as dimensões do local, mesmo sem ter visto a tela externa sendo testada, o que está acontecendo agora. Confira abaixo como o resultado deste telão esférico é impactante.

Segundo os responsáveis, a ideia é criar uma experiência 3D sem os tradicionais óculos, em uma tela LED interna com resolução 16K. Além do visual, o Sphere terá um sistema de som com impressionantes 164 mil caixas de som, capaz de isolar individualmente sons específicos ou tocá-los para apenas uma parte da plateia, com lotação de 17.600 pessoas. Assim, parte dos visitantes poderiam assistir ao áudio do show ou espetáculo em espanhol, enquanto o resto da arena escutaria em inglês, só para dar um exemplo.

Outro detalhe interessante é que 10 mil dos assentos também devem ter efeitos hápticos, além de serem capazes de reproduzir diferentes cheiros, frio, calor ou vento. O Sphere será inaugurado no dia 29 de setembro, com o primeiro show de uma mini turnê de 25 apresentações da banda irlandesa U2. O guitarrista The Edge do U2 disse ter esperanças que o Sphere seja “um salto quântico” no sentido do que um concerto pode ser.

A turnê faz parte da comemoração dos 30 anos do disco Zooropa, mas o U2 deve tocar todas as músicas de Achtung Baby, clássico da banda lançado em 1991. E quanto custou o Las Vegas Sphere? Bem caro. O valor total da construção, que começou em 2019, chega a US$ 2,9 bilhões, ou seja, uma verdadeira fortuna.

Via Engadget e Rolling Stone

Autor: Nick Ellis

Blogueiro de tecnologia e viajante profissional. Geek do Ano 2010!

Compartilhe
/* Track outbound links in Google Analytics */