Copiloto Snapdragon: testamos em um headset VR a transmissão 5G imersiva da Stock Car em Interlagos

Headset VR da Beenoculus

A Qualcomm convidou o Digital Drops para ir até o autódromo de Interlagos, em São Paulo, e eu pude assistir aos treinos da Stock Car Pro Series, maior categoria do automobilismo brasileiro, mas de uma maneira bem diferente e imersiva, como se eu estivesse dentro do carro ao lado do piloto, com a transmissão 5G em 360 graus para um headset VR da Beenoculus, equipado com o processador Snapdragon XR2. 

Snapdragon Copilot Experience

A experiência foi ótima, e pude me sentir por algumas voltas como um copiloto virtual do piloto Guilherme Salas, podendo olhar para qualquer canto do cockpit do carro da equipe KTF Sports, graças a sua câmera 360 graus e um roteador 5G, além da antena externa MiMo 5G 4×4 estilo barbatana de tubarão, que fica na parte de cima do carro. A outra parte da equação para uma transmissão com baixa latência, com o mínimo delay possível, é a rede 5G da Vivo

Vale citar que o roteador é adaptado para o carro, feito para resistir aos impactos e vibrações de uma corrida, e alimentado pela bateria do veículo. A sensação de imersão é incrível, e oferece uma nova forma de assistir a corridas, seja em um headset VR ou de realidade aumentada, ou em um smartphone, ou computador. 

O headset conta com duas telas com lentes com foco ajustável, que podem inclusive ser usados com óculos. Apesar de ainda não terem sido lançados no Brasil, a Beenoculus promete fazer isso nos próximos meses. 

Bastidores de Interlagos

O projeto Copiloto Snapdragon Experience foi criado pela Qualcomm em parceria com a Audacetech, parte do Veloci Group, dono da Vicar, que é dona da marca Stock Car e opera o campeonato no Brasil desde 2020. Além da experiência imersiva em VR no cockpit de um Stock Car, eu também pude conhecer toda infraestrutura montada para a corrida da categoria, e ver de perto os pilotos e suas equipes, inclusive visitando os boxes.

Estamos editando alguns vídeos vão mostrar um pouco mais dessa experiência e desse dia incrível no lendário autódromo de Interlagos. Agradeço muito a Qualcomm por convidar o Digital Drops para participar deste evento, e espero que vocês, queridos leitores do DD, tenham gostado do post.

 

Autor: Nick Ellis

Blogueiro de tecnologia e viajante profissional. Geek do Ano 2010!

Compartilhe
/* Track outbound links in Google Analytics */