Apple Vision Pro, o novo headset de realidade mista da Apple

Apple Vision Pro

Tim Cook usou hoje no final do evento WWDC23, a clássica frase “one more thing” de Steve Jobs para anunciar o esperado headset de realidade mista virtual e aumentada da Apple.

O novo Apple Vision Pro tem um design futurista e leve, feito com liga de alumínio especial com sistema Light Seal que se curva suavemente para envolver o rosto, e conta com dois botões físicos: uma coroa digital de ajustes e um botão para tirar fotos e vídeos. Na parte frontal uma tela curva de vidro laminado tridimensional funciona como superfície óptica para as câmeras e sensores que visualizam o mundo e como display.

Apple Vision Pro

Na parte de dentro, o Apple Vision Pro vem equipado com duas pequenas telas micro-OLED, do tamanho de um selo postal, com resolução de 23 milhões de pixels, mais pixels do que uma TV 4K para cada olho, e uma lente de três elementos especialmente projetada para criar a sensação de uma tela que está em todos os lugares que você olha. As bandas laterais possuem drivers duplos de áudio posicionados ao lado de cada ouvido equipados com Ambient Spatial Audio, que faz com que os sons pareçam sair do próprio ambiente.

Assim que você coloca o Apple Vision Pro é possível ver o seu ambiente externo sobreposto com uma tela flutuante do “Home View” incluindo os ícones do novo sistema operacional visionOS para abrir qualquer aplicativo do Mac. É possível abrir diversos aplicativos ao mesmo tempo como Safari, Notes e Messages e organizar as telas em um ambiente virtual personalizado com seu quarto ou escritório ao fundo ou ainda escolher uma imagem de fundo para uma imersão completa.

Apple Vision Pro

O Apple Vision Pro é também perfeito para assistir conteúdo em vídeos com uma tela gigante para assistir filmes ou séries com fundo de cinema, uma interface igual a do Apple TV e resolução 4K. O aparelho também promete uma experiência de filmes 3D nunca vista numa tela 2D e a Disney também promete no futuro conteúdo personalizado de animações, séries e esportes.

O headset conta com um sistema de rastreamento ocular de alto desempenho com LEDs e câmeras infravermelhas que projeta padrões de luz invisíveis em cada olho para fornecer uma interação ultra precisa sem a necessidade de segurar nenhum controlador, para que você possa selecionar elementos com precisão apenas olhando para eles.

Do lado de fora, o headset tem um sofisticado conjunto de sensores com duas câmeras de alta resolução, que transmitem mais de um bilhão de pixels por segundo para os monitores e permitem ver o mundo ao seu redor com clareza. O sistema também faz um rastreamento preciso da cabeça e das mãos com mapeamento 3D em tempo real e compreende os gestos das mãos em várias posições para controlar tudo sem precisar usar controles remotos. Também é possível usar comando de voz e acessar a Siri a qualquer momento.

O Apple Vision Pro vem com dois chips processadores, o poderoso chip M2 executa simultaneamente o sistema operacional visionOS e algoritmos avançados de visão computacional enquanto oferece gráficos impressionantes. E o novo chip R1 especificamente dedicado a processar o sistema de câmeras, sensores e microfones, transmitindo imagens para os monitores com lag de apenas 12 milissegundos.

O headset conta também com o sistema EyeSight que projeta os seus olhos na tela exterior quando alguém interage com você, permitindo que a pessoa possa conversar vendo suas expressões como se estivesse olhando de verdade nos seus olhos.

Apple Vision Pro

O Apple Vision Pro não vem com bateria interna e depende de uma bateria externa, no estilo powerbank, com autonomia de até 2 horas de uso ou pode ser também ligado na tomada elétrica para ser usado sem limitações.

O novo headset Apple Vision Pro vai custar a pequena fortuna de US$3.499 e estará disponível no início de 2024.

Veja outros gadgets de realidade virtual e realidade aumentada aqui no Digital Drops.

Via Apple.com.

Apple Vision Pro

Apple Vision Pro

Autor: Dado Ellis

Compartilhe
/* Track outbound links in Google Analytics */