Como limpar espaço em seu macOS

MacBook

Quando você compra um MacBook nem sempre está à espera de ter muitos arquivos, mas enquanto você vai trabalhando, esses arquivos vão se acumulando, e você acaba precisando fazer algumas limpezas no seu computador de trabalho.

Antes do macOS Ventura o espaço era contabilizado com “Outros”, mas a opção do novo sistema operativo da Apple mostra agora mais informações sobre o espaço utilizado.

Desta forma, o utilizador pode fazer uma escolha mais consciente daquilo que pode apagar, e por isso é preciso saber como o pode fazer em segurança. Deixamos algumas ideias daquilo que pode apagar no seu MacBook para ter algum espaço em disco adicional, no entanto, deve previamente aprender a verificar o armazenamento no Mac para saber em concreto o que deve apagar.

Arquivos grandes

Quando faz o download de um vídeo, provavelmente não se vai lembrar que tem de o apagar para poupar espaço, a menos que tenha o seu MacBook a “falar” sobre a falta de espaço. Quer seja na pasta de downloads ou transferências, ou noutra pasta qualquer, pode através do gestor de arquivos do macOS filtrar pelos arquivos maiores e apagar os ficheiros rapidamente. Lembre-se que pode usar a barra de espaço para fazer uma pré-visualização dos arquivos, ou outros atalhos disponíveis que a Apple recomenda.

Aplicações que você já não usa

Instalar aplicações é bastante fácil no sistema operativo da Apple, basta alguns cliques e eles ficam instaladas e disponíveis para serem utilizadas quando pretender. No entanto, com o passar do tempo nós podemos esquecer-nos de que os aplicativos estão instalados, e por isso eles podem ficar usando espaço sem serem já necessários. Imagine que você utiliza o Photoshop em seu trabalho, mas que ao mudar de emprego já não faz a utilização dessa ferramenta da Adobe e que já não tem qualquer licença. Então, está instalado, mas ocupando espaço desnecessário.

Usando a mesma lógica, você pode apagar a aplicação iMovie se não utilizar ela no seu trabalho diário, porque são alguns GB de informação que você libera em seu macOS, pois essa é um dos aplicativos mais pesados da Apple e que vem já com o sistema operativo deles.

Arquivos no Desktop

Quando você usa aplicativos como o QuickTime para gravar a sua tela, os arquivos ficam no desktop, e por serem arquivos de vídeo eles podem ser bastante grandes e estar a utilizar algum espaço que você pode libertar deletando esses ficheiros. No desktop ou área de trabalho pode ainda encontrar algumas outras informações que pode apagar, por isso é uma boa forma de procurar poupar algum espaço em disco.

Lixeira

Você pode também procurar arquivos da lixeira, ou trash, porque quando você apaga os arquivos do Finder eles podem ainda ir para a Lixeira. Por isso, sua análise deve ser feita para conferir que os arquivos que você apagou ficaram mesmo deletados e que não há mais forma de recuperar.

Use disco externo

Se todos estes métodos não funcionarem, você pode usar um disco externo para guardar seus arquivos fora do disco do MacBook, e garantir que tem um sistema onde pode guardar mais arquivos, ao invés de fazer uma atualização ao seu MacBook para ter mais espaço em disco, porque por vezes isso não é possível.

/* Track outbound links in Google Analytics */