Meta Quest Pro VR Headset com tecnologia de ponta e realidade mista
A Meta apresentou nesta semana seu novo headset VR flagship capaz de misturar realidade virtual com realidade aumentada usando tecnologias inovadoras de ponta e componentes de altíssima qualidade.
O Meta Quest Pro VR Headset tem um novo design futurista e extremamente confortável com as lentes na parte frontal e bateria de células curvas na parte traseira com um perfil fino e equilibrado. O headset possui um mecanismo de ajuste de espaçamento de lente contínuo, acomodando distâncias interpupilar (IPDs) entre 55mm e 75mm (maior que o Meta Quest 2), além de permitir também ajustar a distância que a lente fica dos olhos.
O Meta Quest Pro foi projetado com laterais abertas, possibilitando que o usuário use a visão periférica para acompanhar o ambiente externo enquanto realiza multitarefas entre os mundos real e virtual. Quem preferir ficar mais imerso, pode encaixar os bloqueadores de luz parcial magnéticos inclusos ou para uma experiência VR mais tradicional, tem a opção de comprar bloqueadores de luz completos.
O Meta Quest Pro VR Headset é o primeiro dispositivo a vir com a nova plataforma Qualcomm Snapdragon XR2+ otimizada para realidade virtual que promete um desempenho 50% melhor do que o Meta Quest 2 com maior dissipação térmica.
O headset vem com 12 GB de memória RAM, 256 GB de armazenamento e 10 sensores de alta resolução (cinco dentro headset e cinco fora) para uma variedade de experiências imersivas. As 5 câmeras internas rastreiam seus olhos e rosto para que seu avatar virtual possa imitar sua expressão facial com realismo (esta função vem desativada e deve ser escolhida pelo usuário).
O Meta Quest Pro VR Headset vem equipado com um sistema óptico de nova geração com um stack que substitui as lentes Fresnel no Meta Quest 2 por lentes panqueca finas que dobram a luz múltiplas vezes, reduzindo a profundidade do módulo óptico em 40%, proporcionando visuais claros e nítidos.
Os dois monitores LCD usam escurecimento local e tecnologia de pontos quânticos para fornecer cores mais ricas e vivas. A nova tecnologia de escurecimento local personalizada é alimentada por hardware especializado e algoritmos de software para controlar mais de 500 blocos de LED individuais de forma independente, dando aos monitores 75% mais contraste.
O novo headset também tem 37% mais pixels por polegada e 10% mais pixels por grau do que o modelo anterior, fazendo com que tudo, desde ler texto até jogar, pareça melhor. Além disso, há uma melhoria de 25% na nitidez visual de campo completo na visualização central, 50% de melhoria na região periférica e uma gama de cores 1,3X maior.
O Meta Quest Pro VR Headset conta com câmeras externas de alta resolução para uma experiência de realidade mista colorida e de alta definição permitindo visualizar o ambiente externo em cores para criar experiências de realidade mista mais robustas usando as ferramentas Presence Platform. A realidade mista do novo headset permite combinar o ambiente físico com elementos virtuais de maneira realista permitindo, por exemplo, configurar um grande espaço de trabalho virtual com várias telas espalhadas ao seu redor enquanto ainda usa seu teclado e mouse físicos.
O dispositivo vem com dois novos controles remotos “Meta Quest Touch Pro” equipados com três sensores integrados em cada controlador. Os sensores rastreiam sua posição no espaço 3D independente do headset, oferecendo uma amplitude de movimento completa de 360 graus e rastreamento estável em todos os aplicativos. Os joysticks foram re-projetados para serem mais ergonômicos e equilibrados como se fossem extensões naturais de suas mãos e contam com haptics atualizados usando o novo sistema proprietário TruTouch Haptics.
O novo Meta Quest Pro VR Headset custa a pequena fortuna de US$1.499,99 na pré-venda direta da Meta Store ou na Amazon.com.
Veja outros headsets de realidade virtual e aumentada aqui no Digital Drops.
Via Meta.