Shine Turbine, uma turbina eólica portátil para ter energia em qualquer lugar

Shine Turbine, uma turbina eólica portátil para ter energia em qualquer lugar

Os geeks que curtem acampar sofrem de um problema sério, a falta de energia elétrica no ambiente selvagem para recarregar os seus gadgets, seja o smartphone, um aparelho de GPS dedicado ou até mesmo um pequeno console de games para se divertir durante a noite.

A solução era levar o peso de vários powerbanks pré-carregados, mas a Shine promete mudar isso com sua incrível turbina de vento portátil.

A Shine Turbine Wind Charger foi desenvolvida pela companhia canadense Aurea Technologies, liderada pela engenheira mecânica Cat Adalay e o designer Rachel Carr, e é uma turbina eólica portátil que pode auto-carregar uma bateria interna apenas com a força do vento.

A turbina é realmente portátil, sendo possível dobrá-la até o tamanho de uma garrafa de água de 1 litro para ser transportada com facilidade na mochila para qualquer lugar. É também leve, pesando 1,36 Kg e simples de montar de volta apoiada em um tripé para “colher o vento” e carregar seus gadgets.

A turbina Shine Turbine é capaz de funcionar com ventos de 13 Km/h até 45 quilômetros por hora, em temperaturas de 0° a 40°C e até na chuva com sua certificação IP54. Além disso, emite um ruído de 50 dB e conta com dois indicadores LED: bateria e temperatura.

A turbina de 40 Watts tem um sistema inteligente que gira as três hélices automaticamente em direção ao vento e inicia a carga de sua bateria interna de 12.000 mAh (5V) ou recarrega diretamente diferentes gadgets via porta USB como smartphone, tablets, luzes ou câmeras. A recarga também promete ser rápida e segundo a fabricante é capaz de carregar um celular em apenas 20 minutos (dependendo do tamanho da bateria do aparelho).

Segundo a criadora Cat Adalay: “O vento é a segunda maior fonte de energia limpa do mundo, mas a maioria das pessoas não têm acesso direto a ele. Como uma equipe de entusiastas do ar livre com formação em ciência e engenharia, nos propusemos a criar um produto de energia eólica que dá aos usuários a liberdade de produzir sua própria energia limpa dia ou noite, chuva, nuvem ou sol.”

A turbina eólica portátil Shine Turbine Wind Charger foi financiada coletivamente no site de crowdfunding Indiegogo, onde arrecadou mais de 400 mil dólares, e agora está com uma promoção de lançamento por apenas CA$418 (R$1.615) diretamente no próprio Indiegogo.

Veja outros gadgets para camping e de sobrevivência aqui no Blog de Brinquedo.

Via Core77 e Shine.

Shine Turbine, uma turbina eólica portátil para ter energia em qualquer lugar

Shine Turbine, uma turbina eólica portátil para ter energia em qualquer lugar

Shine Turbine Wind Charger

Shine Turbine Wind Charger

Autor: Dado Ellis

Compartilhe
/* Track outbound links in Google Analytics */