Em conversa com a Betway, o design Caio Bap explica como as rede sociais são importantes para os streamers

iPhone com apps

Fonte: Unsplash

O Facebook, o TikTok, o Instagram e o Twitter são plataformas cada vez mais usadas pelas pessoas, seja para rir, se informar, aprender ou até mesmo para entrar em contato com outros. Entretanto, alguns produtores de conteúdo pensam essas redes como um ambiente profissional, algo que fez Caio Bap se destacar nos vídeos curtos do TikTok. Na conversa com o site da Betway, ele falou sobre a vida na internet e a importância na divulgação do trabalho pelas redes sociais. O profissional é um dos nomes mais conhecidos da web nos últimos meses.

Em 2021, o perfil CaioBap estourou na rede social chinesa com um vídeo em que ele mostrava a reação de pessoas recebendo presentes digitais durante uma live. A ideia veio de um conteúdo estrangeiro, que serviu de inspiração para ser repetido por aqui. Caio criava produtos de design digital e oferecia para as pessoas, justamente visando ajudar na divulgação. Ele fez sucesso com isso, e se transformou em uma referência no assunto.

Na conversa com o time da Betway, site de e-Sports bets, o criador de conteúdo digital contou um pouco mais desse sucesso repentino. “Eu me inspirei em um video de um gringo que vi fazendo doações de banners para pessoas aleatórias na internet. Eu assisti e gostei daquilo, mas pensei, vou fazer do meu jeito. Porque além de querer ajudar pessoas, eu queria achar histórias interessantes”, detalha o designer que gosta de ajudar streamers pequenos da Twitch.

Caio Bap já ofereceu presentes para mais de 270 pessoas, e garante que nunca fez isso por dinheiro ou por audiência. Na verdade, a ideia principal é ajudar os streamers que estão começando e não possuem todos os recursos possíveis. Afinal, a Twitch possui mais de 7 milhões de perfis buscando audiência, e um banner de qualidade pode fazer muita diferença na hora da divulgação. Esse é o objetivo do designer: mostrar a importância de divulgar tudo.

Divulgação mais essencial

A entrevista de Caio para o blog Betway Insider mostra como as redes sociais são cada vez mais importantes nos ambientes de inovação digital. Conseguir espaço no ramo da tecnologia, principalmente com seguidores, exige uma divulgação crescente nessas plataformas. Até mesmo alguém que se dedica 100% aos sites de streamer, como a Twitch ou o Facebook Gaming, é preciso ter presença nas redes sociais.

“É muito difícil conseguir o público. Não é só ligar a câmera e do nada vão aparecer 100 pessoas para te assistir. Se você não divulgar sua marca, ninguém vai te conhecer. É por isso que as mídias sociais têm que ser o foco”, defende Caio Bap na entrevista. Ele acredita que apenas com uma forte presença nessas redes é possível mostrar o conteúdo para mais pessoas.

Ele comprova isso falando justamente do comportamento atual das pessoas na internet, principalmente nas redes que citamos no começo. “Você tem que se vender de alguma forma. Onde as pessoas estão? Nas redes sociais. Algumas teorias do marketing não dão para fugir quando você quer ser streamer, porque você é uma marca”. Ele ainda encerra explicando que o marketing é até mais importante que o design.

Imagem ganha espaço na web

Não é segredo algum que a imagem tem muito força nas redes sociais, seja com a beleza física padrão ou até mesmo com o design de um perfil. Isso mostra como a opinião de Caio Bap é importante para entendermos o mundo digital. Está ficando mais difícil se destacar neste mercado, e um detalhe pode fazer toda a diferença. Por isso, é preciso cuidar desses detalhes que citamos.

Um streamer em alta na Twitch, por exemplo, não pode ficar apenas nisso. Esse é o caso do Alexandre “Gaules” Borba, que possui mais de 3,4 milhões na plataforma de live streaming. O sucesso dele não impediu uma presença maior no Instagram, no YouTube e em outras redes, onde ele soma outros milhões de fãs. É esse trabalho em conjunto que gera bons resultados.

O trabalho de Caio Bap é interessante, até pelo sucesso em uma rede social que tem crescido rapidamente no Brasil. Os vídeos com as reações dos streamers são interessantes, mas também é importante entender as falas dele para a Betway. Os ensinamentos de quem entende de divulgação, e sabe que as redes sociais estão na vida de todas as pessoas.

/* Track outbound links in Google Analytics */