Componentes de celular: processador, memória RAM e muito mais!

Saiba todos os detalhes dos principais componentes de um celular

Saiba todos os detalhes dos principais componentes de um celular / Foto: FlitsArt (Pixabay)

Conheça os componentes de celular!

Comprar um celular novo pode ser uma tarefa difícil para quem tem muitas expectativas sobre o produto, especialmente quando se está buscando um celular com bom custo-benefício.

É importante estar atento a vários detalhes para fazer uma compra perfeita e foi pensando nisso que este artigo foi realizado, já que nele você vai encontrar informações imprescindíveis que vão te ajudar a escolher o melhor aparelho possível!

Nada melhor do que aprender os componentes internos de um celular para saber exatamente o que você está comprando, não é mesmo? Ao longo deste texto você vai ter informações sobre o que é um processador, o que é uma memória RAM, o que é uma memória Flash e muitas outras dicas imperdíveis.

Não deixe de conferir o artigo até o final para se informar melhor sobre os componentes de um celular e fazer a compra certeira de um aparelho!

Componentes de celular

Existe uma série de fatores que interferem no bom desempenho de um celular e é importante estar atento às funcionalidades internas do aparelho para fazer uma compra que vai te trazer alto desempenho e bom custo-benefício. Confira a seguir os principais componentes de um celular e suas características.

Processador

O processador é um componente muito importante de um celular já que ele funciona como um “cérebro” do dispositivo. Sua função é a de realizar todas as operações no smartphone como aplicativos, jogos, navegação na web, reprodução de vídeos e fotos.

Existem vários tipos de processadores e eles se dividem em tipos de entrada – nos aparelhos mais básicos; tipo intermediário – em celulares com bom desempenho e bom custo-benefício; e tops de linha – mais caros, com mais recursos tecnológicos e disponíveis em aparelhos mais sofisticados. Para o melhor custo-benefício, dê preferência por celulares com processador octa-core.

Memória RAM

A memória RAM tem como a principal caraterística auxiliar o processador a executar as tarefas no celular, funcionando como uma memória cópia do armazenamento interno, que dá suporte às atividades realizadas no aparelho.

Quanto mais gigabytes a memória RAM tiver, mais rápida ela será, e o ideal é equilibrar o tamanho da RAM com o tipo processador – já que os dois componentes trabalham juntos. É importante também considerar o quanto você está disposto a investir no celular, porque quanto maior o investimento, mais recursos o aparelho vai ter, e por consequência maior será a memória RAM. Para o melhor custo-benefício, dê preferência por celulares com, ao menos, 4 GB de RAM.

Memória Flash

A memória Flash é do tipo não-volátil, ou seja, é constante, e sua principal característica é a maior facilidade de acesso e alteração dos dados no chip do processador, além da manutenção das informações após interrupção do fornecimento de energia. Outra característica é que ela tem capacidade de apagar informações em blocos e não por byte.

Bateria

Cada vez mais a autonomia da bateria, que é o tempo que ela dura sem precisar ser carregada, tem se tornado um dos pontos mais importantes na hora da compra de um aparelho celular.

O que determina a durabilidade das baterias em celulares é a capacidade de retenção da carga, que é medida em milliampères hora (mAh). Quanto mais mAh, mais energia a bateria será capaz de manter e por mais tempo.

Os aparelhos mais novos têm uma média de 3.000 mAh, o que pode render até 10 horas de uso moderado do celular. Se você tem a necessidade de uso intenso, dê preferência para modelos com 4.000 mAh de bateria. Para quem precisa de um celular para uso diário, ouvir música e trocar mensagens sem que a bateria acabe ao longo do dia, não deixe de conferir os 10 melhores celulares com bateria boa de 2022.

Sistema operacional

Os celulares podem ter basicamente dois sistemas operacionais: o Android, da Google, e o iOS, da Apple. No Android, o usuário consegue fazer diversas alterações no sistema, principalmente nos temas e design dos aplicativos, tornando o sistema mais personalizado.

Já o iPhone, com o iOS, tem configurações pré-programadas e permite poucas alterações no sistema, contudo, um diferencial é que sua navegação é muito intuitiva e fácil, um dos pontos que fideliza seus clientes.

Tela

O tipo de tecnologia utilizada na tela é mais um ponto muito importante na configuração de um celular, e saber escolher esse elemento vai fazer toda a diferença no desempenho do aparelho que você escolher.

A tela LCD é a mais barata e funciona com pequenas moléculas de cristal líquido. A tela IPS é bem parecida com a LCD, mas a maior diferença entre as duas é que as células de cristal líquido na IPS se organizam melhor, gerando um ótimo efeito no resultado final.

A OLED é feita por pequenas células orgânicas que emitem luz própria assim que uma corrente elétrica passa por elas. Ela gasta menos energia, o que resulta em telas mais finas, contudo mais caras que as anteriores.

A AMOLED e Super AMOLED são derivadas da OLED, mas se diferenciam por terem uma resposta melhor ao toque na tela e uma qualidade de imagem superior. Uma curiosidade é que a Super AMOLED é, na verdade, uma tela criada pela fabricante Samsung e usada nos aparelhos da marca e a partir do modelo X nos iPhones da Apple.

As telas de Retina são na verdade um nome comercial utilizado pela Apple para as telas LCD, IPS e OLED que apresentam uma densidade de pixels de alta resolução. Uma tela grande e com boa resolução é essencial para quem joga longas horas no celular. Veja também quais são os 10 melhores celulares para jogos de 2022.

Chassi

O chassi é um dos itens que mais encarecem os aparelhos celulares e, portanto, é importante checar este material do modelo que você pretende comprar para avaliar bem o investimento que você vai fazer.

Este material é utilizado para embarcar tudo aquilo que vai dentro do smartphone, é o corpo do celular e é essencial não só para trazer um melhor acabamento visual, mas também para a proteção do aparelho – por isso o preço elevado que reflete no valor final do aparelho.

Chip de comunicação

Uma das partes mais importantes de um celular é a comunicação, e ela é essencial para que o aparelho funcione de forma completa. O sistema de comunicação dos aparelhos é composto por chips específicos responsáveis por transmitir voz e enviar textos em SMS, por exemplo. Assim como o chassi, o chip de comunicação também é um item que encarece o aparelho, já que representa uma parte primordial de um celular.

Câmera

Os megapixels (MPs) de uma câmera, são micro quadradinhos que formam a imagem fotografada ou filmada. Quanto mais megapixels uma câmera de um celular tiver, maior é a resolução de uma fotografia ou vídeo que ela produz. Câmeras com 5 MPs ou 7 MPs já oferecem boas imagens, mas o ideal é ter acima dessa quantidade para a câmera desempenhar um papel mais eficaz quando uma foto for ampliada, cortada ou impressa, por exemplo.

Contudo, se você precisa de um material de alta definição, como para questões profissionais, por exemplo, prefira modelos com câmeras a partir de 12 MPs. Quando for escolher, lembre-se de que câmeras melhores aumentam o preço final do celular, porém fazem toda diferença na qualidade das imagens capturadas. Para quem gosta de fotografia e não abre mão de tirar uma boa selfie com os amigos, ter uma câmera de alto desempenho é essencial no seu celular. Veja quais são os 10 melhores celulares com câmera boa de 2022 e saiba escolher a opção ideal para você!

Saiba quais são os componentes de celular!

Agora que você aprendeu sobre os componentes do celular, temos certeza que com essas informações vai conseguir fazer uma compra mais adequada de um smartphone que atenda às suas expectativas de forma plena.

Não se esqueça e aproveite bem todas as dicas que demos sobre as principais características dos componentes de um celular, que são eles: o processador, a memória RAM, a memória Flash, a bateria, o sistema operacional, a tela, o chassi, o chip de comunicação e a câmera.

Com todas as informações que você recebeu, agora com certeza você vai se sentir mais seguro na hora de adquirir o seu tão sonhado novo smartphone. Boa compra!

/* Track outbound links in Google Analytics */