Review do roteador VPN Linksys WRT3200ACM DD-WRT

Roteador VPN Linksys WRT3200ACM DD-WRT

Talvez você já tenha uma VPN no seu dispositivo (e, caso não saiba o que é VPN, trata-se de um recurso que permite melhor criptografia para sua conexão e a alteração do seu endereço IP, dentre outras coisas, como maior privacidade ao navegar na internet). Mas o que talvez você não saiba é que é possível configurar uma VPN diretamente no seu roteador, para proteger todos os dispositivos ligados à sua rede.

O roteador WRT3200ACM da Linksys é um dos modelos que facilitam a configuração de serviços VPN e aqui faremos uma análise deste equipamento em termos de configurações, tecnologias, funcionalidade e desempenho geral.

O Linksys WRT3200ACM

A Linksys é uma empresa especializada em tecnologia de conectividade (especialmente conexões sem fio) que já conquistou um nicho de mercado e estabeleceu um nome praticamente símbolo de confiança e qualidade.

Ainda em 2002, a Linksys já havia iniciado um movimento de melhoria da tecnologia de roteamento com o primeiro roteador em código aberto, o WRT54G. Em 2014, o WRT1900AC surge com melhorias e o WRT3200ACM é uma continuidade do desenvolvimento da tecnologia para redes wireless.

O WRT3200ACM é o primeiro roteador da Linksys com Tri-Stream 160 (responsável por duplicar a largura de banda em todos os fluxos), além de UM-MIMO (Multi-User Multiple Input Multiple Output), que permite a comunicação wireless através de múltiplos caminhos, aumentando a abrangência para mais usuários ligados à rede.

Há muitas funcionalidades no WRT3200ACM que o tornam um equipamento bastante superior aos modelos mais convencionais. Vamos abordar alguns destes pontos.

Conectividade

Em termos de conectividade, o WRT3200ACM é um roteador com MU-MIMO Dual Band Tri-Stream 160 com velocidades de 600 a 2600 Mbps. Com um processador dual-core de 1.8GHz que usa padrões de rede 802.11ac mais recentes, ele possui um desempenho bem fluído.
Capaz de operar em bandas 2.4GHz e 5GHz que operam de maneira independente, o roteador consegue atingir velocidades de até 600Mbps na banda 2.4GHz e de até 2600Mbps na banda de 5GHz.

A tecnologia MU-MIMO faz com que o WRT3200ACM consiga lidar de maneira eficaz com vários dispositivos com diferentes graus de velocidade de conexão simultaneamente, garantindo abrangência e eficiência.

O aparelho também conta com quatro portas ethernet para conectar dispositivos de modo direto, como aparelhos de smart TV e certos consoles de videogame, além de portas USB 3.0 e 2.0/eSata.

Desempenho de rede

Em termos de desempenho de rede e transmissão do sinal, o WRT3200ACM possui boa intensidade de sinal, com baixa perda causada por paredes e portas, por exemplo. O sinal alcança uma boa distância (até 185m²).

Para a banda 5GHz, o desempenho é excelente, com velocidades mais altas dentro do limite comportado por ela. Mas, em relação à banda de 2.4GHz, as taxas de velocidade ficaram abaixo do que seria, em teoria, esperado para ela.

Nenhuma das duas bandas mostra desempenho ruim, entretanto, mas é altamente recomendável a utilização da banda de 5GHz.

Software

Por ser em código aberto, o software usado pela Linksys no WRT3200ACM é bastante confiável e entrega o que promete. A interface de usuário tanto em navegador quanto em aplicativo para dispositivos móveis é bastante intuitiva e acessível, mesmo para usuários menos experientes.

Os recursos funcionam bem e as frustrações são inexistentes ou mínimas, e há bons guias e tutoriais para auxiliar os usuários diante de dificuldades ou configurações mais personalizadas e complexas.

Entre os vários recursos disponibilizados há ferramentas como acesso a convidados (Guest Access), controle dos pais (Parental Controls) e priorização de mídia (Media Priorization) para dinamizar a entrega do sinal.

Outro recurso interessante é a ferramenta de teste de velocidade (Speed Test), que permite verificar as velocidades de upload e download. O recurso de armazenamento externo (External Storage) permite compartilhar pastas em dispositivos físicos de armazenamento e configurar servidores FTP e Media Servers.

As configurações do roteador incluem ainda resolução de problemas, conectividade, ferramentas Wireless, segurança e a definição de um OpenVPN Server.

Design

Em termos de visual, o design do WRT3600ACM pode não parecer tão moderno e high-tech em comparação com outros concorrentes, tendo um aspecto mais “vintage” no clássico preto e azul característicos da Linksys.

Com dimensões de 9.68 x 7.63 x 2.04 polegadas e 0,79kg (que aumentam com a instalação das quatro antenas removíveis, cada uma com quatro polegadas de extensão), o WRT3600AM é bastante robusto e grande quando comparado com outros aparelhos.

O painel frontal conta com luzes de LED que servem como indicadores do funcionamento do aparelho, dos status da rede e outras informações básicas ao usuário.

Conclusões

Embora mais caro que outros modelos mais simples, o WRT3200ACM é uma ótima opção para usuários que querem mais funcionalidades, recursos e uma ótima combinação entre segurança, confiabilidade e desempenho.

Ele permite uma série de recursos e configurações que modelos mais simples não comportam. E é ainda melhor para configurar uma VPN diretamente nele.

Em termos simples, a aquisição vale a pena, o custo-benefício é ótimo e o desempenho geral é bastante superior ao da maioria dos concorrentes no mercado.

/* Track outbound links in Google Analytics */