Como usar biometria, autenticação em dois fatores e VPN para se manter mais seguro na internet

VPN

Hoje em dia, é fundamental ficar atento com a segurança digital dos seus dados na internet, além da proteção dos seus dispositivos pessoais nos quais você faz todas as suas transações financeiras, como smartphone, tablet ou computador.

Nesse post, vamos falar um pouco sobre algumas dicas de segurança que podem fazer a diferença na sua vida, a biometria e a autenticação em dois fatores, além do uso de uma VPN para manter a sua privacidade.

Biometria é o primeiro passo

A biometria é o primeiro recurso de segurança que indicamos, e quando está ativada e bem configurada, oferece uma camada de proteção básica, que impede a entrada de outras pessoas nos seus dispositivos mais importantes, o seu smartphone, tablet ou notebook.

O artigo da ExpressVPN sobre o tema conta que existem várias soluções de biometria no mercado, algumas com maior proteção do que outras, mas os mais comuns são o reconhecimento facial e as impressões digitais.

Alguns tipos de reconhecimento facial, no entanto, podem ser acessados com fotos da pessoa, assim é bom se certificar da qualidade da solução escolhida. Também são muito seguros os sensores de impressões digitais, além das senhas e padrões que podem ser desenhados na tela.

Não importa qual tipo de biometria seja escolhido pelo usuário, o essencial é que o recurso esteja habilitado. Além disso, é importante ficar atento ao usar o smartphone na rua, pois se ele for furtado com a tela aberta, isso pode gerar uma brecha com a qual os assaltantes poderão acessar suas contas ou resetar o dispositivo.

Autenticação de dois fatores

A autenticação de dois fatores ou 2FA (two factor authentification) é o principal recurso de segurança que você pode usar para manter suas contas e perfis de redes sociais seguros. Ele pode ser feito através do seu smartphone ou por aplicativos que geram um código de autenticação único com tempo limitado, ou seja, só é válido por alguns segundos.

Alguns apps também usam a biometria com o Face ID da Apple, por exemplo, para fazer a autenticação por dois fatores identificando o usuário pelo seu rosto. Qualquer que seja o método escolhido para a autenticação de dois fatores, essa é uma camada de segurança que pode garantir que só você tenha acesso as suas senhas, evitando golpes e outras dores de cabeça.

Uso de VPN para manter sua navegação privada

Poucos sabem, mas ao acessar a internet, tudo pode ser rastreado até você através do seu provedor, e não estamos falando só de downloads, mas também de todas as palavras que você digita, todas as suas buscas, etc.Assim, os provedores de internet podem ficar sabendo de todos os detalhes da vida dos usuários, não só as senhas digitadas, mas também sua localização física em tempo real.

Usando uma VPN, a sua privacidade está garantida. Mas, o que é uma VPN? Na tradução literal, Virtual Private Network significa uma rede virtual privada, ou seja, que mantém todos os dados que estão circulando entre o seu computador e a internet seguros, pois passam por vários protocolos de criptografia.

/* Track outbound links in Google Analytics */