Melhores notebooks para edição de vídeo

ProArt Studiobook Pro 16 OLED

Antigamente, só os computadores desktops eram usados para edição de vídeo, mas com o avanço da tecnologia, hoje em dia é possível editar vídeos em um notebook, um tablet ou até um smartphone.

Dominar a arte da edição de vídeos abre várias possibilidades para um profissional, e pode se tornar uma excelente fonte de renda, mas para isso, é preciso investir em um bom hardware para conseguir dar conta das produções audiovisuais, e também da imaginação do criador de conteúdo.

Pensando nisso, preparamos nesse post uma lista com alguns dos melhores notebooks para edição de vídeo disponíveis no Brasil, além de computadores ultra compactos e um editor de vídeo online. Confira nossas dicas abaixo, e prepare-se para entrar no mundo da edição de vídeos.

Algumas opções interessantes para edição de vídeo

Os itens para prestar a atenção são o processador, a placa de vídeo, ou GPU, e algo muito importante, se ele é equipado com SSD ou com HD, sendo que a primeira opção é muito mais indicada. Além disso, a tela do notebook também é essencial, já que é nela que iremos editar os nossos vídeos.

Abaixo, separamos alguns computadores que podem ser uma ótima opção para quem pretende comprar um novo dispositivo para edição de vídeos. Vamos começar pelo Dell XPS 13, um notebook com bom processador e até 16 GB de memória, que certamente vai ter um bom desempenho para os profissionais de vídeo.

Outras boas opções para quem quer rodar um app de edição de vídeo são o Asus VivoBook 15, o HP Dragonfly e o LG Gram, que como o nome diz, é muito fino e leve, e pode ser levado para qualquer lado. Além disso, a já citada Asus também tem outros notebooks bem poderosos para edição de vídeo, como o belo ProArt Studiobook 16 OLED, que custa bem caro, mas entrega ótimos resultados.

Um notebook gamer também pode ser uma ótima pedida, como o Acer Nitro 5, o Legion 5i da Lenovo ou o Alienware M15 R6 da Dell, pois assim você vai poder não só trabalhar com vídeos, mas também se divertir depois do expediente.

O recém-lançado Galaxy Book Pro da Samsung se destaca não só pelo desempenho, excelente para edição de vídeo, mas também pela bela tela OLED. Se você busca algo mais versátil, pode optar pelo Yoga 7i, que pode ser usado como notebook ou tablet.

Além disso, notebooks de outras marcas (como a Vaio) também se saem muito bem para edição de vídeos.

Macs também são uma boa opção

Quem preferir um Mac, existem ótimas opções com o novo processador M1 da Apple, como o MacBook Pro. Esse processador é tão poderoso, que até um MacBook Air com ele passa a ser uma ótima opção para edição de vídeo.

Como vimos, o que não faltam são opções para quem quer editar vídeos em um notebook, agora é só escolher qual atende os seus objetivos e se encaixa no seu orçamento.

Computadores ultra portáteis

Indo além dos notebooks, outra opção para edição de vídeos são os pequenos computadores NUCs da Intel, que apesar do tamanho compacto, entregam um ótimo desempenho para essa tarefa. O Mini PC Tomahawk da Razer é outra possibilidade, entregando, além da edição de vídeos, um ótimo computador para jogar depois do trabalho.

Uma opção interessante: usar um editor de vídeo online

Para quem ainda não tem verba para investir pesado em hardware, com os computadores citados, uma opção bem interessante é usar ferramentas como o editor de vídeo Clipchamp, que permite que o usuário faça edição de vídeos online, e o que é melhor, sem a necessidade de ter experiência prévia com esse tipo de produção de conteúdo.

O serviço ainda tem várias templates para você criar tipos específicos de vídeos sem precisar ter muito trabalho, com bons resultados. O aplicativo PWA (progressive web app, ou aplicativo web progressivo) roda através do Chrome, e está disponível tanto para usuários de Mac quanto do Windows.

Qualquer que seja a sua opção, a gente torce para você editar vídeos incríveis, que façam muito sucesso no YouTube e nas redes sociais. Desejamos boa sorte e um ótimo trabalho nas suas futuras produções!

/* Track outbound links in Google Analytics */