Dicas para considerar na hora de comprar carros seminovos
Comprar carros seminovos Chevrolet ou carros de outras marcas automotivas são sempre um motivo de alegria e, ao mesmo tempo, de tranquilidade. Acontece que ter um carro próprio em casa é ter a certeza de ter independência total para ir e vir, sem preocupações com o transporte público ou na dependência de alguém que possa levar você para o trabalho ou para a faculdade, por exemplo.
O importante, na hora de comprar veículos seminovos Chevrolet ou qualquer outro tipo de carro seminovo ou usado, é saber como fazê-lo de uma forma bem segura e garantida. É o único modo de fazer uma compra bem-sucedida.
É claro que, e for o seu primeiro carro, a adrenalina é enorme diante da vontade de poder ganhar essa independência tão desejada! Ter um dos carros da Chevrolet na garagem, por exemplo, é o sonho de muitos jovens.
No entanto, se você já é dono de um veículo e quer atualizá-lo, a ansiedade também estará presente até conseguir ter esse carro que você quer e precisa. De qualquer modo, tanto para um caso como para o outro, há dicas importantes para considerar na hora de comprar Chevrolet carros ou outros modelos de veículos.
Na hora de comprar carros seminovos:
- Peça uma garantia.
Se quiser comprar o carro diretamente com o dono, dificilmente você consiga uma garantia porque os particulares não oferecem garantia. Porém, comprando em uma agência, é comum ter uma cobertura por algum problema mecânico que poderia se apresentar dentro de um prazo determinado.
Embora o preço de um carro seminovo seja um pouco maior numa agência que comprando diretamente com o dono, é sempre muito melhor poder contar com uma garantia e a segurança que uma agência oferece. - Verifique a documentação do veículo.
É fundamental ter a certeza de estar comprando um carro seminovo legal e absolutamente sem pendências. Não existe maior dor de cabeça do que comprar um carro que tenha dívidas ou que tenha sido roubado! - Verifique as condições físicas do carro.
O carro pode ser um da General Motors do Brasil tanto como da Ford ou da Fiat, por exemplo, mas o que importa é checar as condições físicas, pois também disso depende o valor correto do veículo. É aconselhável observar muito bem cada detalhe e cada elemento do carro, para saber se vale a pena investir nele. Observar o veículo à luz do dia e desde diversos ângulos é fundamental para poder descobrir alguma irregularidade, ou se foi pintado por causa de um acidente, por exemplo. Uma simples batida pode causar um desajuste que modifica a eficiência do veículo. Lembre-se disso! - O estado dos tecidos dos bancos (ou o couro) é importante, porque isso denuncia se o carro foi bem tratado e cuidado ou se houve reparações por causa de algum impacto ou bebida / comida que caiu.
- Preste atenção aos pneus. Também os veículos seminovos ou Chevrolet carros podem requerer pneus novos. Tudo vai depender dos quilômetros que esse veículo rodou até o momento de ser colocado à venda. É fundamental verificar o estado dos pneus, se eles têm um grande desgaste ou alguma rachadura. Os quatro pneus devem ser iguais, tanto no desenho quanto nas medidas, e ter um desgaste similar. Se um dos pneus tiver um desgaste maior, o carro poderia ter um problema na direção.
- Dê uma olhada no manual do carro. É a maneira ideal – e correta – de saber se o carro foi bem cuidado. No manual você poderá ficar sabendo se o carro passou pelas verificações pertinentes e se cumpriu com o programa de manutenção indicado pela fábrica automotiva. Olhe se teve algum conserto especial ou se a garantia já foi usada por algum motivo. Duvide se o veículo escolhido por você não tiver o manual, porque ele é a identidade do veículo, é onde figura o histórico completo. Um carro sem manual é suspeito…
- Analise a quilometragem. Os carros seminovos com pouca quilometragem não necessariamente são os melhores. Verifique que a quilometragem do manual coincida com o odômetro. Um carro com mais de 100 mil quilômetros, mas com um manual em perfeito estado e com a manutenção em dia será sempre uma melhor opção que um carro com poucos quilômetros rodados, mas sem a existência do manual, para verificar o tipo de uso e manutenção que teve.