Um novo modo de dirigir graças as novas tecnologias

Foto de painel de carro

Hoje em dia a forma de dirigir um veículo que possui a tecnologia mais moderna, permite que o motorista possa usar os sistemas que permitem uma comunicação constante com o carro e com aquilo que acontece ao redor do veículo, seja este um Fiat Mobi usado ou um carro 0 km.

Muitas pessoas já conhecem o navegador GPS, cuja sigla em português significa “sistema de posicionamento global”. Pois bem, a maioria das pessoas utilizam esse navegador para chegar ao destino, quando desconhecem o endereço. É um sistema fantástico para ganhar tempo e evitar ficar rodando à toa. Um Fiat Mobi usado, por exemplo, possui navegador GPS.

Mas um carro conectado vai além, porque os carros conectados possuem acesso à internet e, através de wifi podem se conectar a dispositivos como os smartphones, tanto dentro como fora do veículo. Além dos sistemas multimídias como Android Auto e CarPlay, hoje em dia é possível se conectar com outro veículo e com sistemas operativos avançados.

Hoje em dia já é possível que o motorista possa ligar o motor do carro sem a necessidade de uma chave. Também é possível encontrar um estacionamento próximo e, por incrível que pareça, assistir um filme projetado no cristal. Parece um filme de ficção, não é verdade? Porém, sem falar em um Fiat Mobi drive ou em outros modelos das outas marcas, estamos falando de uma tecnologia que está chegando e que, com certeza, irá mudar a forma de dirigir atual.

Tirando o chapéu para a tecnologia!

Foto de painel de carro

Não há dúvida alguma quanto a importância que a tecnologia possui hoje em dia. A biometria, por exemplo, é uma realidade que melhora a segurança, lendo as pegadas e fazendo reconhecimento facial. Outras ferramentas importantes são as câmeras, os radares e os sensores, que com o passar do tempo, cobram maior importância.

Hoje em dia, quem procura um carro Fiat Mobi, por exemplo, procura conforto e segurança. No entanto, o mercado automotivo já está pensando na implementação da rede 5G, para garantir que os carros conectados possam ter conexão instantânea, tanto com os dispositivos como com outros veículos e com o ambiente ao redor do veículo.

Desde o início da criação do veículo, a evolução sempre ficou dirigida para uma maior eficiência do carro. O intuito sempre foi, ao longo da história, que os carros fossem cada vez mais confortáveis, cada vez mais eficientes e também acima de tudo, muito seguros. Posteriormente começaram a aparecer os sistemas de automatização dos processos manuais.
Já a partir dos anos 90, o mundo digital começou a cobrar importância no mundo automotivo e cada vez mais carros como o Mobi usado, podem interagir com os smartphones, facilitando a vida dos motoristas.

Alguns itens importantes da tecnologia

Abrir o carro e ligar o motor sem o uso de uma chave. Agora, se você esquecer a chave em casa, por exemplo, não precisará se preocupar com isso, porque com a tecnologia NFC (Near Field Communication, em português Comunicação de Campo Próximo), é possível abrir a porta do carro e também ligar o motor somente com o smartphone. Mercedes e Tesla foram os primeiros a incorporar essa tecnologia, e depois Audi, GM, Hyundai, Volkswagen e BMW. Esse sistema reforça a segurança do carro.

Assistente de voz, com o qual o ato de dirigir ficou mais fácil, porque só com a sua voz, o motorista pode desde responder ligações, escolher uma música para tocar, ligar o ar condicionado (ou o aquecedor), entre outras ações. Com certeza, isso facilita muito a concentração na direção, evitando distrações que podem custar caro, como uma batida…

Sistema que faz um monitoramento do motorista. Com câmeras instaladas no interior do carro, elas ficam monitorando as pálpebras da pessoa que estiver dirigindo o veículo, além dos movimentos da cabeça, para poder checar se existe fadiga ou se o motorista estiver adormecendo. Nesse caso, começa a tocar um alarme, impedindo que aconteça qualquer tipo de acidente.

Câmeras e sensores ocupam o lugar dos espelhos retrovisores. Com certeza, os espelhos que a gente conhece desde o início da história dos veículos, sumirão, para dar espaço aos sensores, como câmeras que identificam objetos e disparam um alarme se um desses objetos (como outro carro ou pessoa) ficar perigosamente perto do veículo.

/* Track outbound links in Google Analytics */