Os Novos iOS 15 e iPadOS 15 da Apple

Apple iOS 15 e iPadOS 15

A Apple anunciou hoje durante o evento Worldwide Developers Conference 2021 as novas versões de sistemas operacionais para seus diferentes gadgets.

O iOS 15 para iPhones com diversas novidades no campo das comunicações, incluindo FaceTime com suporte a “Spatial Audio” tornando as videochamadas mais naturais com o som vindo do lado de onde a pessoa está localizada, funções “voice isolation” que isola a voz e apaga os barulhos ambientes ou “wide spectrum” que ao contrário, deixa ouvir tudo que acontece à sua volta. Um novo modo “Portrait” desfoca o seu fundo e uma nova função que permite criar links prévios para chamadas em grupo via iPhone ou Android, além do “SharePlay” que deixa você assistir filmes, ouvir músicas ou compartilhar seu desktop dentro da chamada.

Outra novidade do iOS 15 é o recurso “Shared With You”, que mostra o que seus amigos compartilharam com você em apps da Apple, como Música, Notícias, Fotos, Safari, Podcasts e Apple TV, incluindo uma seção “compartilhado com você” em cada um desses aplicativos. As notificações vão ser agrupadas em um prático e menos intrusivo resumo acessível a qualquer momento.

O aplicativo de câmera do iOS 15 vai ter uma nova função para digitalizar os textos contidos numa foto, como no quadro-negro pro exemplo, para que você possa copiar e colar esse texto diretamente num e-mail ou numa mensagem de WhatsApp. Além disso, o sistema virá com um novo e melhorado aplicativo de clima, Apple Maps com nova função de realidade aumentada e suporte para Spatial Audio via Dolby Atmos.

Apple iOS 15 e iPadOS 15

A Apple também apresentou hoje o sistema iPadOS 15, que permite pela primeira vez no iOS colocar widgets diretamente na tela principal e já vem com um novo tamanho de widget grande que aproveita o espaço maior das telas dos tablets. Outra novidade é uma biblioteca com todos os aplicativos instalados e classificados automaticamente numa tela dedicada para facilitar a vida de quem procura um app específico.

O sistema conta com uma nova interface de multitarefas mais intuitiva e simplificada, permitindo também acessar todas as janelas abertas de um determinado aplicativo. O app Notes ganhou uma nova função para marcar pessoas e o “Quick Notes” para anotar algo correndo.

O aplicativo de tradução também está presente com autotradução simultânea do que você fala. Por último para quem gosta de programar, o app Swift Playgrounds para criar apps diretamente no iPad.

As datas de lançamento oficial ainda não foram anunciadas.

Veja mais Apple aqui no Digital Drops.

Via Apple.

Autor: Dado Ellis

Compartilhe
/* Track outbound links in Google Analytics */