Compro o PlayStation 5 ou melhoro o meu PC?

Mesa de trabalho

Imagem: Pixabay

Várias pessoas ficam entre a cruz e a espada na hora de decidir entre comprar um PlayStation 5 ou comprar um PC (ou melhorar o seu). Deixando de lado o valor envolvido que falaremos mais à frente, existem as preferências de cada usuário.

Muitos não abrem mão dos videogames simplesmente porque gostam, acham mais simples ou tem preferência pelos pelo tipo de controle usado.

Outra preferência dos usuários de videogames era pelo multiplayer existente, seja jogando com um amigo na mesma sala ou até online. Bastava ter uma conexão com a internet para poder desfrutar de partidas com amigos ao redor do mundo. Hoje nos videogames essa opção é paga.

Caso você goste de jogar com mais pessoas na plataforma sem ter que abrir o bolso, um PC pode ser a opção perfeita, já que oferece jogos com enormes ambientes e custo zero –isso, excluindo adicionais e add-ons cobrados, que existem aos montes e variam muito.

Com a chegada da tecnologia 5G ao Brasil a situação dos gamers irá mudar radicalmente. Com uma taxa de latência muito abaixo da atual, a experiência ao jogar irá para outro patamar. Os jogadores de videogame irão aproveitar isso, mas quem tiver um computador pode ter um plus nesse sentido.

De forma geral o PC Gamer é a melhor escolha

Em geral, um PC gamer é a melhor indicação para quem gosta de jogos mais competitivos e com mais recursos. Afinal, um PC gamer oferece um maior desempenho comparado a um console de videogame, como também acesso a uma maior variedade de jogos.

Antes de falar dos títulos, é importante citar que os donos de PCs podem investir milhares e milhares de reais em acessórios e periféricos para melhorar sua experiência.

O time de eSports bets da Betway entrevistou mais de 100 jogadores profissionais para saber quais são suas preferências de marcas e modelos de mouse, mousepad, teclado e headset, criando uma bela referência para quem está atrás de um desses opcionais.

Para os que optam pela compra de um PC gamer é preciso colocar na balança os valores envolvidos. Nem sempre precisam ser superiores ao preço cobrado no mercado nacional por um PlayStation 5, mas dependendo das configurações poderão ultrapassar e muito esse valor.

Porém, existem outros fatores que tornam essa despesa superior compensatória na compra de um PC gamer. Citaremos abaixo as vantagens e desvantagens de cada uma das opções citadas o PlayStation 5 e o PC gamer.

Hardware

Um dos pontos fortes e que mais pesa na balança na hora de optar por uma máquina de PC game é sem dúvida o hardware.

Tanto o hardware como outros importantes componentes de um computador passam por desenvolvimento constante, o que não ocorre com o console de videogame adquirido. O usuário tem a possibilidade de ir acompanhando as novas tecnologias que vão aparecendo e atualizando sua máquina. Já com um videogame ele será o mesmo do início ao fim, a possibilidade de atualizar seu console só existe se comprar outro mais moderno.

É claro que há acessórios de videogames que podem ser comprados e usados para quem curte o PS5, mas nem se compara à ampla gama de produtos que existem para melhorar seu jogo de PC. No texto da Betway que mencionamos é impressionante como cada jogo (Fortnite, CS:GO, DOTA e mais) há acessórios específicos que podem melhorar seu desempenho, trazer maior precisão e melhorar sua experiência de forma geral.

Com esses acessórios – alguns deles acessíveis no preço, outros nem tanto – fica possível ascender alguns níveis na sua forma de jogar.

Opção de títulos

Mesmo com todo esforço feito pela Sony e Microsoft permitindo que seus jogos mais antigos sejam capazes de rodar nos aparelhos mais novos, o número de títulos oferecidos estão muito longe do que pode ser acessado através de uma máquina de PC gamer.

Na verdade, fica até difícil contar as inúmeras opções de jogos que podem rodar em um computador.

Controles

Não resta dúvida que um PC gamer oferece ao jogador uma experiência muito mais prazerosa devido às inúmeras opções de controles. Isso se nota principalmente nos jogos de tiro em primeira pessoa.

Além das vantagens acima citadas existem outras como a realidade virtual, bem mais desenvolvida nos PC gamer devido ao seu hardware em constante evolução. Também, não podemos deixar de anotar a diferença básica existente entre um PlayStation 5 e um PC gamer.

São tipos diferentes de produtos e um computador tem a capacidade de fazer muitas outras tarefas além de jogar. Ele faz operações básicas do dia a dia como planilhas, edição de vídeos, relatórios e outras tantas.

A escolha realmente é muito pessoal e vai depender do que o jogador realmente espera de cada uma dessas duas máquinas. Mas é difícil discordar que um PC é uma opção mais completa.

/* Track outbound links in Google Analytics */