Como escolher um bom computador para editar vídeos

Designer escrevendo

Imagem: Freepik

A área de criação de conteúdo foi uma das que mais cresceram no país nos últimos anos. Se você está pensando em fazer parte desse universo, saiba como escolher um bom computador para editar vídeos.

A necessidade de fazer uma escolha acertada na hora de comprar um computador se justifica na tarefa de editar vídeo em si, que exige uma máquina com um desempenho um pouco melhor.

Existem alguns programas de edição leves, como é o caso do Wondershare Filmora, que está entre os melhores programas para editar vídeos no Windows. O Filmora roda facilmente nos sistemas Win10/8.1/8/7 (64 bits) e conta com uma série de recursos que antes eram acessados somente por profissionais da edição.

Ao editar um vídeo no Filmora, é possível juntar diferentes clipes, adicionar uma trilha livre de direitos autorais, inserir elementos, fazer animações e até usar o chroma-key.

Ainda assim, para ter o melhor desempenho do Filmora ou de outro programa de edição que você optar, é preciso estar atento a alguns detalhes para escolher um bom computador para editar vídeos.

Homem mexendo no computador

Imagem: Freepik

Processador

Quando falamos em um computador para editar vídeos, o processador é uma peça essencial, já que é o componente responsável pela renderização dos arquivos.
Pensando nisso, busque por um processador com chips com muitos núcleos, com tecnologias de multi-threading.

Quanto mais núcleos e threads no processador, mais rápido a renderização de um vídeo vai acontecer, sem que seu computador passe por bugs ou trave.

Memória RAM

Outro item para analisar na hora de escolher um bom computador para editar vídeos é a memória RAM. É nela que um programa de edição, como o Filmora, armazena os clipes que você está trabalhando.

Quanto mais detalhado for seu vídeo, ou se ele tiver uma ótima resolução, maior será o peso dos arquivos, que vai exigir bastante da memória RAM. O ideal, é escolher uma memória RAM de 16 GB para cima.

Se você pretende editar vídeos para o YouTube, com sequências animadas e transações, opte por uma boa memória RAM. Afinal, qualidade também importa para aumentar o número de inscritos no YouTube.

Placa de vídeo

Apesar do nome, a placa de vídeo não tem um papel importante na renderização de um projeto, mas é fundamental para a visualização do que há na tela.
Isso significa que, ao escolher um bom computador para editar vídeos, é preciso entender que a placa de vídeo é a ferramenta que vai te ajudar a visualizar como o projeto está.

Quem vai editar projetos mais complexos, com animações 3D, por exemplo, deve optar por uma placa de vídeo dedicada.

HD e SSD

Todo computador conta com um HD, que é o grande responsável por armazenar seus arquivos. Porém, uma tecnologia que beneficia quem quer editar vídeos é o SSD, que é mais rápido que o HD.

O ideal, neste caso, é fazer uma combinação entre um bom HD e um SSD. Assim, além de contar com a capacidade de armazenagem do HD, você terá a rapidez de processamento do SSD.

Monitor

Quando falamos em editar um vídeo, o usuário também precisa ter uma boa qualidade de visualização enquanto faz os cortes.
Além da placa de vídeo, o monitor é outro elemento que faz toda a diferença nesse processo. É com ele que você poderá avaliar as cores e a definição dos elementos da sua produção.

Ao escolher um bom computador para editar vídeos, preste atenção à resolução máxima suportada, a precisão de cores e brilho, e se há o recurso HDR (ou não) no monitor.

Os monitores LCD e OLED são boas opções, mas existem outras configurações de tela de monitor que você deve pesquisar antes de comprar.

Atendentes de telemarketing

Imagem: Freepik

Escolher um bom computador para editar vídeos é a primeira etapa para quem quer fazer suas próprias produções, seja para fins pessoais ou para desenvolver uma habilidade.

Muitas vezes, o que parece ser uma atividade paralela, pode se tornar uma fonte de renda, especialmente com o crescimento do mercado digital. Por isso, vale a pena estudar com cuidado as configurações do seu computador, além de optar por um bom programa para fazer edições. Assim, fazer produções audiovisuais será mais simples, divertido e, quem sabe, até se transformar em um negócio rentável.

/* Track outbound links in Google Analytics */