Modelos de HD: como escolher o HD ideal

HD

Imagem: Pastedo (Pixabay)

O HD é uma ferramenta essencial para o funcionamento do computador. É ele que armazena arquivos, programas e outros conteúdos na memória do equipamento. Mas existem diferentes modelos de HD e saber como escolher o HD ideal pode fazer toda a diferença para ter uma máquina potente em casa ou no trabalho.

Cuidados gerais com o HD

Antes de mais nada, é importante ter em mente que um HD é uma peça sensível, com vários microcomponentes que exigem cuidado por parte do usuário.

Além de manter o computador em um lugar ao abrigo do calor e da luz, é preciso se programar para fazer limpezas periódicas nos arquivos, evitando guardar documentos que ocupam espaço e não são utilizados.

Não é preciso ter medo de apagar algum arquivo e se arrepender. Hoje, já existem programas no mercado que são especializados em recuperação de HD, como é o caso do Recoverit, que por meio de uma ferramenta simples e intuitiva permite que você resgate dados apagados.

O Recoverit funciona tanto em casos de exclusões simples (você deletou um dado do Disco Rígido e quer recuperar), quanto em situações em que o HD foi totalmente formatado.

Imagem do app Recoverit

Imagem: Recoverit

A utilização é extremamente funcional: você seleciona o dispositivo que quer recuperar na tela do programa e aguarda para que ele analise, reconheça e apresente os arquivos apagados. Assim, é só selecionar o arquivo a ser resgatado e salvar em uma nova pasta.

Imagem do app Recoverit

Imagem: Recoverit

Como ninguém está livre de passar por problemas com o HD, esse é o tipo de programa que vale a pena manter instalado no computador, independentemente do modelo do seu HD.

E por falar em modelos de HD, que tal conhecer em detalhes as modalidades presentes no mercado? Confira e saiba como escolher o HD ideal.

1. HD ATA

O HD ATA (Advanced Technology Attachment) é um dos mais antigos do mercado, datado de 1980. Sua principal característica é o funcionamento integrado ao Driver.

Com o passar dos anos, novos padrões de HD ATA entraram no mercado, sendo que a mais avançada é capaz de apresentar uma taxa de transmissão de 8.3 MB/s.

Normalmente, o HD ATA tem uma armazenagem que chega aos 500 GB, o que faz com que muita gente precise instalar um HD secundário para ter um bom rendimento.

2. HD SATA

O disco rígido do tipo SATA (Serial Advanced Technology Attachment) é uma evolução do ATA, sendo hoje um dos mais populares em todo o mundo por suas funcionalidades.

Entre as características do HD SATA temos uma porta de entrada menor, recursos que ativam e desativam discos sem interferências, a conexão do computador com o Disco Rígido com o sistema operacional em funcionamento e um menor consumo de energia.
Além disso, a taxa de transferência é de 150 MB/s, enquanto seu armazenamento vai de 500 GB a 3 TB. Ou seja, uma opção interessante para diferentes usos.

3. HD SCSI

Entre os modelos de HD disponíveis no mercado, é possível citar também o SCSI (Small Computer System Inferface), que é bastante utilizado no mundo corporativo por seus recursos específicos.

O Disco Rígido SCSI tem taxa de transferência de 5 MB/s e uma alta capacidade de compartilhamento, que permite o uso de até 16 dispositivos conectados simultaneamente. Como ponto negativo, esse HD tem um custo mais elevado.

4. HD SAS

Ainda que o HD SATA e SAS tenham diferenças, ambos são evoluções de modelos de HD anteriores. Neste caso, o SAS (Serial Attached SCSI) é uma atualização tecnológica do SCSI.

O Disco Rígido SAS tem uma sofisticada estrutura em suas configurações, como processadores duplos e trabalho em até 15 mil RPM. Por isso mesmo, é ideal para uso empresarial.

Como escolher o HD ideal

HD

Imagem: Pexels

Na hora de analisar os modelos de HD disponíveis no mercado e escolher o HD ideal para você, é preciso levar em consideração algumas informações importantes.

O primeiro elemento a se observar é o uso do computador. Se você tem um uso simples, trabalhando com documentos leves como Word e Excel, pode optar por um HD de capacidade limitada.

Porém, se a ideia for instalar jogos no seu computador ou trabalhar com softwares pesados, como edição de vídeo, considere optar por modelos de HD de alta capacidade de armazenamento.

Você também pode se basear nas categorias Desktop e Enterprise que, como os nomes sugerem, são direcionados para o uso doméstico e corporativo. Ou seja, saber o objetivo do HD é fundamental na escolha.

Por fim, não deixe de conferir a taxa de transmissão e RPM (Rotações Por Minuto). Quanto maiores forem esses aspectos, mais rápido seu HD vai trabalhar.

Com todas essas informações, vai ser fácil entender os modelos de HD disponíveis e saber como escolher o modelo ideal para suas necessidades. Assim, seu computador atinge o rendimento que você precisa nas suas atividades.

/* Track outbound links in Google Analytics */