Mirrorless de entrada? Rumores dizem que Nikon está nesse caminho

Em 2018 as câmeras mirrorless comemoraram 10 anos de existência. Quem primeiro apostou nesse novo caminho foi a Olympus e a Panasonic. Parecia uma coisa meio doida, mas com o tempo se provou ser uma tendência. Quase todos os fabricantes sérios possuem um equipamento mirrorless e muitos, como Sony, Panasonic e Fuji trabalham quase exclusivamente com esse tipo de câmera. Pensando bem, a lógica do equipamento faz sentido. Uma câmera mais leve, mais compacta e que consegue manter a qualidade de uma câmera reflex justamente por utilizar um sensor do mesmo tamanho.

Porém, a lógica do menor peso e menor tamanho não acompanha um menor preço. Quando a Sony lançou as primeiras câmeras da linha Nex existiam equipamentos de entrada por valores bem interessantes. Porém, a coisa não pegou entre os fotógrafos iniciantes que continuaram apostando em câmeras reflex. Com o tempo esses equipamentos mais baratos foram sumindo e hoje temos uma grande quantidade de câmeras voltadas para profissionais ou amadores endinheirados com valores bem elevados. Por conta disso, a lógica do iniciante continuar investindo nas câmeras reflex é justamente pelo preço.

Pensando em começar a formar o usuário de mirrorless desde o começo, a Nikon está com um planejamento bem interessante. A empresa, assim como a Canon, entrou nesse segmento de equipamentos muito recentemente e apenas com câmeras full frame de valor elevado. A mais barata mirrorless da Nikon é a Z6 por US$ 1.800,00. Um preço bem salgado para quem está começando. Mas, isso pode estar mudando.

Os sites Nikkei e o Nikon Rumors anunciaram no dia de hoje que a Nikon está prestes a lançar uma nova câmera mirrorless no ano fiscal de 2019 e que ela será um modelo intermediário. As notícias dão conta que o valor do novo equipamento ficará na casa dos US$ 900,00, ou seja, metade do valor da Z6. Infelizmente não temos nenhuma especificação técnica, mas creio que por esse valor a câmera não será uma full frame. Mas, um equipamento de qualidade com sensor APS-C já é uma boa pedida, pois o problema do sistema mirrorless é justamente cativar o fotógrafo iniciante.

Sinceramente, eu tenho duas ressalvas quanto a equipamentos mirrorless. O primeira é o visor eletrônico que me causa muita estranheza. Difícil mudar  depois de 22 anos utilizando visor ótico. A segunda é justamente uma das vantagens do equipamento, o tamanho reduzido. Tenho mãos muito grandes e a empunhadura de algumas câmeras é muito desconfortável para mim, mas são implicâncias pequenas. O futuro é desse tipo de equipamento, só temos que ter mais opções de preços e categorias de câmeras.

/* Track outbound links in Google Analytics */