5 canais bacanas sobre fotografia no Youtube (em Português)

Vivemos em tempos complicados. Tem ministro de governo dizendo que é possível aprender tudo pelo Youtube, e nem precisamos mais de faculdade, mas sabemos que o mundo não é assim. Quando comecei na fotografia não existia conhecimento de graça. Ou você pagava um curso na capital (São Paulo no meu caso) ou você construía seu próprio conhecimento na tentativa e erro. Hoje tudo mudou. Existe conteúdo de qualidade na internet e de graça. Sim, pessoas que doam seu tempo para compartilhar conhecimento com os desconhecidos da internet. Para falar a verdade, eu entendo. Pois é isso que me move nos últimos 15 anos a ter blogs. Ou seja, não é uma novidade dentro do mundo da internet.

Mas, junto a canais maravilhosos, também temos os picaretas. Gente que se coloca a falar de fotografia sem ter o minimo de conhecimento, passando informações duvidosas e até erradas. Como eu sempre digo, é melhor não ensinar se vai ensinar errado. Mas, na fotografia isso é até comum tanto no mundo real quanto no on-line. Tem gente que faz curso de introdução e uma semana depois já está vendendo seu próprio curso. Reflexo de um mercado onde é mais rentável ensinar fotografia do que efetivamente fotografar.

Mas, para dar o caminho das pedras para nossos leitores, fiz uma lista de 5 canais de fotografia no Youtube que são muito bacanas. Coisa fina para quem quer aprender, pensar e fazer fotografia de qualidade. Só lembrando que não são Youtubers os donos desses canais, e sim pessoas que vivem e respiram fotografia. Vamos à nossa pequena lista? Só lembrando que eles não estão listados em ordem de importância, pois todos são muito legais.

01 – Armando Vernaglia Jr.

Se você leva fotografia a sério, então já ouviu ou vai ouvir falar do Vernaglia. Fotógrafo, cinegrafista, professor de fotografia e cinema, eu conheço o trabalho do Vernaglia desde antes do Youtube através de textos e ebooks espalhados pela internet. Não tenho medo de dizer que foram os ensinamentos do mestre, tanto em textos quanto nas aulas ministradas on-line através da plataforma eduK que comecei a levar a fotometria muito a sério. No seu canal ele fala de câmeras, lentes, composição, arte, enquadramento e, de vez em quando, uns puxões de orelha na galera. Vale a pena conferir.

02 – Fernando Bagnola – Escola de fotografia

O Fernando mora em Portugal e trabalha com fotografia de moda e gastronomia. Embora seja professor e venda os seus livros e cursos, ele não tem medo de compartilhar informação em seu canal. Aliás, uma coisa normal é que seus vídeos passem de 60 minutos nos assuntos mais técnicos. O Fernando também é fissurado na fotometria cravada, principalmente quando o assunto é flash. Alguns vídeos mais técnicos podem parecer magia negra para o iniciante, mas vale a pena seguir e acompanhar as explanações desse mestre.

03 – Alexander Landau

Com 30 anos de experiência na fotografia de gastronomia, o Alexander Landau se propôs a mostrar nos vídeos um pouco dos bastidores da montagem das iluminações dos pratos que fotografa. São vídeos curtos, mas com muita informação para quem está pensando em se aventurar nesse tipo de fotografia. Foi esse canal que me fez colocar em prática um sonho antigo de fotografar gastronomia. Grande quantidade de conhecimento para quem está começando.

04 – Câmera Velha

Esse é para se deleitar, pois o Antônio Neto mantém um canal para falar apenas de fotografia analógica. Isso mesmo, o bom e velho filme fotográfico. Além de ter um dos cenários mais bacanas entre os fotógrafos no Youtube (eu queria ter aquela estante para mim) ele traz informações sobre câmeras, filmes, químicos, acessórios e processos de revelação, além de vender uns filmes fotográficos em preto e branco. Começou na fotografia no digital, mas quer aprender o antigo processo? Então esse é o canal para você seguir.

05 – Escola de Fotógrafos

Esse é o canal do Lucas Cavalheiro e do Allan Elly para a empresa que vende cursos de fotografia. Embora os cursos sejam pagos, o legal é que tem muito vídeo de dicas de técnica, composição. luz e enquadramento, de graça. Vídeos toda semana e com muita informação importante. Vale a pena dar uma olhada.

 

/* Track outbound links in Google Analytics */